A utilização do lúdico no processo ensino aprendizagem

 

Fábio Ferreira

Profissional de TI – Casa Durval Paiva

 

A palavra ‘lúdico’ tem origem no latim. Ludussignifica jogos, porém, a referida palavra atualmente tem uma abrangência maior que apenas o conceito inicial.  Para o processo ensino aprendizagem a ludicidade é peça fundamental, pois promove a inserção de conceitos e valores que são essenciais para a formação psicossocial da criança e do adolescente, principalmente, nessas fases do aprendizado. Esse processo se dá através de recursos como: jogos, dinâmicas e utilizando ainda da tendência natural que o ser humano tem para aceitar com maior facilidade e de forma prazerosa esse tipo de atividade.

Compreendendo a importância do ludismo e relacionando ao publico alvo da Casa Durval Paiva, agregamos esse tipo de artificio às atividades multidisciplinares. A equipe utiliza jogos de tabuleiro, quebra cabeças, brincadeiras que promovem e facilitam a compressão do conteúdo abordado e estimula valores sociais. É notório que essas atividades conduzem de forma mais espontânea a interação do discente com o meio intelectual.

Uma abordagem pratica para o tema a que se refere esse artigo e que é realizada de forma regular no laboratório de informática da instituição, em conjunto com toda equipe pedagógica, seria a utilização de jogos eletrônicos educativos. Este recurso tem grande aceitação por parte dos nossos alunos o que facilita a compreensão e absorção de conteúdo. 

Utilizamos para esse fim, diversos aplicativos disponibilizados gratuitamente na internet, estes se forem empregados com o devido direcionamento, estimulam diversos aspectos cognitivos e psicológicos do aluno. Podemos citar alguns exemplos como: aumento da concentração, organização, facilita o processo de tomada de decisões, formação do caráter no que se refere aos valores sociais, dentre outros.

Podemos observar, analisando o desenvolvimento na formação cognitiva, psicológica e social, principalmente das crianças e adolescentes da casa, que as ferramentas lúdicas são de fato muito eficazes e indispensáveis no processo ensino aprendizagem.

Artigos Relacionados