Alimentos que auxiliam no combate ao stress e a ansiedade

Ansiedade e stress são distúrbios psicológicos que afetam milhares de pessoas em todo o mundo. É uma condição caracterizada por preocupação excessiva diante de situações consideradas preocupantes ou estressantes. Para ajudar a combater essa desordem, uma alimentação adequada, rica em vegetais, frutas, legumes, grãos integrais e proteína magra, podem ajudar a gerenciar o tratamento de forma natural.

Alguns alimentos como a castanha do Pará, rica em selênio, é um nutriente que melhora o humor e reduz a inflamação. Os peixes: salmão, sardinha e arenque, são ricos em ômega-3, substância que ajuda na função cognitiva, melhorando a saúde mental, sendo capaz de eliminar os sinais responsáveis pelas mudanças repentinas de humor.  O ovo ajuda a regular o humor, o sono, a memória e o comportamento. Os chás: verde e camomila, possuem efeitos calmantes.

Inflamações crônicas de intestino podem ser parcialmente responsáveis pela ansiedade e stress, a introdução de iogurtes fermentados que contém bactérias benéficas também têm efeitos positivos na dieta.

Diante disso, primeiro existe a necessidade dos cuidados com os alimentos processados, e multiprocessados como: as bolachas recheadas, os sucos industrializados, refrigerantes, molhos, e alimentos coloridos artificialmente, o consumo dessas opções pode gerar stress e ansiedade devido ao excesso de açúcar, gordura e sal, e ainda retardar a resposta do tratamento oncológico.

O excesso de alimentos industrializados causa sobra de energia calórica e pouca nutrição, gerando obesidade, inflamações no organismo, deficiência de concentração, de aprendizado e de memória. A insuficiência de nutrientes pode provocar ainda alterações neurológicas na adolescência, acarretando doenças como: hipertensão, diabetes, alterações articulares e comportamentais (irritabilidade e ansiedade), por exemplo.

Contudo, para proporcionar um tratamento humanizado e satisfatório, às crianças, adolescentes e acompanhantes assistidos pela Casa Durval Paiva, oferecemos uma alimentação diversificada, que auxilia no bem-estar cognitivo (saúde mental), apresentando uma variedade de vitaminas e minerais disponíveis na alimentação e desmistificando o conceito de que o tratamento vem apenas da medicação. Existe ainda o cultivo de uma horta na casa que serve como terapia nutricional e também combate a ansiedade e o stress, nos tempos livres do tratamento.

Por Natália Cavalcanti Nutricionista – Casa Durval Paiva CRN6 11467

Artigos Relacionados