Dispensação farmacêutica

O farmacêutico deve dar orientações e condições para que o paciente use da melhor forma o medicamento, não ficando restrito apenas a entrega da medicação. Durante a dispensação, tem que ter cuidado, pois é nessa hora que o farmacêutico obtém informações importantes em relação ao estado de saúde do paciente. Preconizados pela Organização Mundial de Saúde - OMS, o farmacêutico não deve apenas entregar a medicação, mas ele deve fazer com que o paciente use e enquanto estiver em tratamento se sinta confortável.

A maneira como é dispensada a receita médica faz toda a diferença, pois no ato o paciente e o acompanhante serão orientados como utilizar as medicações. O farmacêutico tem interação direta, dessa forma, proporciona que o medicamento tenha o uso racional e a terapêutica medicamentosa fora do hospital seja cumprida da melhor maneira em relação a prescrição médica.

Na hora da dispensação, são esclarecidas as dúvidas e algumas informações necessárias são repassadas, como por exemplo: como tomar, onde guardar o medicamento e assim por diante, permitindo que no decorrer do tratamento fora do hospital o paciente siga sem aparecimento de problemas que venham a comprometer a terapêutica. Fazer com que o paciente siga a prescrição médica é escutar e avaliar de uma forma completa até a questão socioeconômica, pois no retorno para casa o paciente pode deixar de dar continuidade ao tratamento, por falta de esclarecimentos e condições.

A Casa Durval Paiva torna-se uma aliada importante nas chances de cura da criança e do adolescente portador de câncer, pois as medicações prescritas e a assistência necessária durante o tratamento são disponibilizadas a esses pacientes, sendo o objetivo da instituição o cuidado. O farmacêutico dispensa, orienta e identifica possíveis problemas relacionados a medicação. O atendimento é realizado individualmente, visando fazer com que as medicações sejam tomadas de maneira segura, sendo usados métodos como tabelas com ilustrações, emborrachados coloridos, dentre outros para facilitar a adesão ao tratamento.

Por Isabelle Resende Farmacêutica - Casa Durval Paiva CRF2541

Artigos Relacionados