Assistência integral no tratamento oncológico infantojuvenil

A Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva é uma instituição de referência na assistência a crianças e adolescentes em tratamento oncológico e suas famílias. Possui uma equipe multiprofissional que tem a missão de acolher este público antes, durante e após o tratamento, buscando a cura, contribuindo para o resgate da cidadania, dignidade e a qualidade de vida dos mesmos. A equipe tem como objetivo prezar pelo bem-estar do paciente, assim, utiliza de artifícios para alcançar este propósito, através de um olhar singular à cada novo caso. 

Os profissionais compreendem que as crianças, os adolescentes e suas famílias necessitam de atenção, de uma assistência integral e têm consciência que cada caso precisa ser valorizado e analisado de forma holística. Conhecer os pacientes em todas as fases de tratamento e buscar por uma assistência humanizada, uma vez que a família e os pacientes enfrentam longos períodos de hospitalização, tratamentos agressivos e com efeitos indesejáveis, que causam reações colaterais adversas e que contribuem nas alterações no comportamento emocional, na vida social, no desenvolvimento escolar, na autonomia e na independência.

Todos estes fatores, exigem uma atuação contínua e compreensão. Por ser algo novo, surgem muitas dúvidas e medos, que são exatamente os relatos que ouvimos dos enfermos e das famílias, já que a doença interfere diretamente na dinâmica familiar, tanto no aspecto social, quanto econômico. Além da necessidade da reestruturação familiar, é fundamental que a equipe esteja alinhada e pronta para acolher de forma humanizada à família que chega à instituição precisando de apoio.

Cada área tem a sua importância no contexto do paciente oncológico e juntas oferecem o melhor e mais adequado tratamento, visando atender todas as necessidades biopsicossociais dos pacientes e familiares, assim, cabe aos profissionais acolhê-los e esclarecer o que for possível, para que o sentimento de medo dê lugar a um vínculo em que todos os anseios dos pacientes, bem como os de seus acompanhantes possam ser expressos, desta forma, a travessia do tratamento oncológico tende a ser mais humanizada.

Dentre as áreas de atuação no contexto oncológico está o terapeuta ocupacional que contribui significativamente, promovendo um método de escuta e acolhimento individualizado aos pacientes e seus acompanhantes, buscando compreender a subjetividade do indivíduo, possibilitando resgatar a essência humana e promover uma assistência de qualidade.

Através de relatos dos pais, a terapia contribui de forma expressiva quanto aos aspectos psicoafetivos, comportamentais e sociais, além de possibilitar um processo de tratamento menos desgastante, proporcionando a esses pacientes serem mais ativos, participativos, sociais, criativos e com autonomia suficiente para trilhar o seu próprio caminho.

Por Lady Kelly Farias Terapeuta Ocupacional - Casa Durval Paiva Crefito:14295-TO

Artigos Relacionados