Consumo de açúcar em pacientes oncológicos

Todas as células do nosso corpo utilizam o açúcar como fonte de energia e as células do câncer agem da mesma maneira, para manter o organismo resistente ao tratamento de quimioterapia e radioterapia, é necessário consumir vitaminas e minerais de forma equilibrada.

Eliminar completamente o açúcar da dieta, além de difícil, não é necessário, para substituição dos açúcares refinados e alimentos com farinha de trigo branca, é realizada uma orientação nutricional das crianças, adolescentes e acompanhantes acolhidos na Casa de Apoio a Criança com Câncer Durval Paiva, para ingestão de açúcar natural, como frutas, grãos e vegetais. Produtos com adição de açúcar podem causar excesso de peso, alterações na glicemia e outros problemas cardiovasculares.

Assim como o excesso, a falta de açúcar, também, prejudica as células normais, ao suspender o consumo destes carboidratos (açúcares), uma fonte importante de energia é perdida, podendo causar prejuízos à imunidade e sintomas como fraqueza e indisposição, que atrapalham a continuidade do tratamento oncológico.

O perigo do açúcar está no consumo de calorias vazias, portanto, se for para escolher os alimentos, escolha aqueles que ofereçam vitaminas e nutrientes, para ajudar o seu corpo a se manter em equilíbrio e estar forte, durante o tratamento. O consumo desse tipo de caloria pode causar, por si só, a obesidade, um dos fatores de risco mais conhecidos no desenvolvimento do câncer.

Ainda que a obesidade esteja ligada ao câncer, o consumo de açúcar não aumenta o risco de tumores. O açúcar não faz o câncer crescer mais rapidamente, todas as células, inclusive as cancerígenas, dependem do açúcar do sangue (glicose) para obter energia. No entanto, dar mais açúcar às células cancerígenas não aumenta a velocidade de seu crescimento.

Para dar continuidade à qualidade nutricional de cada paciente, o serviço de nutrição e dietética da Casa Durval Paiva realiza distribuição de cestas básicas e suplementos alimentares, para as famílias assistidas pela instituição, mensalmente, contribuindo para a qualidade socioeconômica destes.

Por Natália Cavalcanti - Nutricionista Casa Durval Paiva - CRN6 11467

Artigos Relacionados