Consumo de alimentos processados e ultraprocessados aliados ao câncer

Alimentos processados sofrem modificação do seu estado original, por meio de uma grande variedade de tipos de industrialização, com diversas finalidades, exemplos dessa categoria são os enlatados, as carnes secas e os queijos.

Os ultraprocessados são produtos alimentícios feitos com ingredientes industriais e com pouco ou quase nada de alimentos naturais. Eles recebem sal, corantes, açúcar, vinagre ou óleo, para prolongar o prazo de validade. Na sua fabricação são empregadas técnicas como cozimento, fermentação e salmoura, como salsichas, bolachas, sorvetes, molhos prontos, misturas para bolo, barrinhas de cereais, sopa, macarrão instantâneo, refrigerantes, chips e nuggets.

A maior parte do público frequentador da Casa de Apoio Durval Paiva, pertence a uma classe socioeconômica carente de informações relacionadas a alimentação de qualidade, consequentemente, obtendo grande ingestão de produtos ultraprocessados, devido ao baixo custo dos produtos.

Dessa forma, as chances para desenvolver sobrepeso, doenças cardiovasculares e diabetes aumentam. A instituição consegue contribuir, mensalmente, com todos os pacientes ativos, através da doação de cestas básicas, além de atendimento clínico com nutricionista para orientação alimentar.

Alimentos in natura são aqueles obtidos diretamente de plantas ou de animais para o consumo, sem que tenham sofrido qualquer alteração, sendo as hortaliças (folhosos, verduras e legumes), frutas, ovos, carnes e peixes. Eles não sofreram nenhuma alteração, após terem deixado a colheita.

Por serem 100% naturais, preservam suas qualidades nutricionais: sais minerais, vitaminas e fibras, por exemplo. Por isso, são tão interessantes do ponto de vista nutricional.

Os minimamente processados também não ficam atrás. Eles passam pela indústria por processos como limpeza, moagem e pasteurização, mas não recebem substâncias químicas.
Entram nessa categoria alimentos como arroz, milho, feijões, lentilhas, grão de bico, cogumelos frescos ou secos, castanhas, nozes e amendoim.

Por Natália Cavalcanti - Nutricionista Casa Durval Paiva - CRN6 11467

Artigos Relacionados