A tecnologia da informação e comunicação no terceiro setor

O Terceiro Setor é um conjunto de atividades, que são desenvolvidas em favor da sociedade, por organizações privadas, que não contam com ajudas governamentais e que não visão lucros. Esse setor enfrenta uma série de desafios para permanecer sendo sustentável e eficiente. Dentre essas questões, a promoção de uma comunicação e gestão, muitas vezes, é utilizada de forma limitada e/ou ultrapassada. Uma das principais características da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) é a otimização dos processos e, no que diz respeito às empresas do Terceiro Setor, não seria diferente.

As instituições, que prestam esses serviços sociais, estão cada vez mais se adaptando às mudanças na forma de gerenciar e desenhar seus processos. Isso possibilita a essas empresas um controle maior de suas informações, confiabilidade superior no seguimento de seus processos, economia nas horas trabalhadas de seus colaboradores e uma comunicação mais efetiva.

A inserção das ferramentas da TIC já vem ocorrendo na Casa Durval Paiva, de forma exponencial. Todos os setores da instituição fazem uso de ferramentas tecnológicas, para mapear seus processos e otimizar suas atividades. A CDP conta com um setor específico para suas atividades de marketing, que utiliza equipamentos e softwares para a divulgação da instituição e suas atividades. Em todos os setores, ferramentas online, como é o caso das ferramentas do Google, Trello e a ERP - EcoGestão são utilizados para controle de tarefas, estoque, apresentações e, até mesmo, prontuário eletrônico dos pacientes.

O setor de TIC é onde há a maior concentração dessas ferramentas e sua gestão. É o setor que faz a compra das licenças de software, que constrói grande parte das planilhas online e faz o gerenciamento de todos os equipamentos, que englobam o parque tecnológico da Casa Durval Paiva.

Por fim, é visível que a utilização da Tecnologia da Informação e Comunicação, no Terceiro Setor, traz uma otimização em seus processos, bem como, uma economia de tempo e financeira, que é um fator crucial em instituições não governamentais.

No caso da Casa Duval Paiva, são pensadas cada vez mais estratégias para a continuidade do uso das ferramentas de TIC, para manter o padrão que a instituição tem e crescer mais, para poder contemplar mais pacientes.

Por Allyne Beatriz Nascimento Ferreira - Gestora de TI Casa Durval Paiva

Artigos Relacionados