Alimentos ricos em fibra podem prevenir o câncer

O controle de peso, uma alimentação rica em fibras e a prática de exercícios aeróbicos, como hidroginástica e caminhada, fazem a diferença na prevenção de doenças oncológicas. Tais hábitos criam um ambiente menos inflamatório à mucosa intestinal, reduzindo a chance de formação de células alteradas, que podem gerar o aparecimento de tumores.

A ação anticancerígena das fibras acontece por meio da retenção de substâncias tóxicas, consumidas ou produzidas durante a própria digestão, as quais poderiam levar ao desenvolvimento da doença. As fibras reduzem fatores de crescimento, semelhantes à insulina e excesso de hormônios estrógenos, que atuam, diretamente, no desencadeamento da doença. Além disso, auxiliam no controle do refluxo gastroesofágico.

Alimentos que contém chia, uma semente escura, que pode ser acrescentada no iogurte, tapioca, salada, linhaça e aveia, também são importantes fontes de fibras. Temos as opções de hortaliças, como couve folha, rúcula e alface.

Nas frutas, encontramos as melhores opções nas cascas, como maçã, ameixa e uva, por exemplo. Essas fibras alimentares exigem que o consumo de água seja maior.

Dentro da recomendação diária, de acordo com a pirâmide alimentar brasileira, para saber o consumo diário ideal de fibras, a faixa etária dos 03 aos 20 anos, devem somar sua idade, acrescentando 5 ou 10 g de fibras. Após os 20 anos, a recomendação é de 25g a 35g de fibras diárias.

Na Casa Durval Paiva, é realizada atividade de “Educação Nutricional”, projeto desenvolvido pelo setor de nutrição e pela classe pedagógica, onde é esclarecido às crianças e adolescentes a necessidade do consumo de uma alimentação saudável, com diversidade entre cores de frutas, legumes e verduras. O objetivo é proporcionar a esse público oficinas de culinária, para colocar em prática as vivências de sala de aula.

Para acompanhar o desenvolvimento, durante tratamento do câncer, os pacientes realizam avaliação nutricional periódica, com a profissional nutricionista e, quando possível, são contemplados com doações de suplemento em pó e cesta básica.

Por Natália Cavalcanti - Nutricionista Casa Durval Paiva - CRN6 11467

Artigos Relacionados