Auxílio de vegetais verdes no tratamento contra o câncer

Os vegetais verdes são fontes de vitamina E, ácido fólico e sulforafano. Esses nutrientes são responsáveis por aumentar a resistência e renovação das células em nosso corpo, dessa forma, prevenindo doenças como o câncer.

O ácido fólico é importante para a saúde cerebral, previne problemas como depressão, demência e Alzheimer, além de ajudar a melhorar a concentração, memória e a motivação. Ele participa da formação do sistema nervoso do bebê, prevenindo problemas graves, como a espinha bífida e a anencefalia na criança. A vitamina E tem ação antioxidante e propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a melhorar o sistema imune, pele e o cabelo.

O sulforafano destaca-se pela qualidade anti-inflamatória, antioxidante e antimicrobiana, sendo ativada quando o vegetal é cortado, ralado, batido ou mastigado. Os benefícios envolvidos são vários, para os pacientes em tratamento contra o câncer, podendo inibir o crescimento de tumores e a ativação do apoptose (morte das células cancerosas). Da mesma forma, devido à atividade antioxidante, é possível interromper danos ao DNA, mutações e inflamação. Visto como um agente quimiopreventivo, em alguns tipos de câncer (bexiga, colo do útero, mama, pulmão, próstata ou cólon).

Para um tratamento de qualidade, os pacientes e acompanhantes da Casa Durval Paiva são assistidos por profissional nutricionista, recebendo orientações sobre alimentação balanceada, de forma coletiva e individual, além de inserir no cardápio alimentos como abacate, limão, pepino, pimentão, brócolis, rúcula, couve folha, alface e outros.

Alguns dos compostos benéficos dos alimentos podem ser destruídos ou modificados, no processo de cozimento. Esse é o caso de algumas vitaminas ou lipídios e, também, do sulforafano.

Os níveis mais altos de sulforafano são encontrados em alimentos crus, existem algumas práticas, para evitar que ele se degrade completamente. A principal delas é cozinhar todos esses vegetais no vapor, entre 1 e 3 minutos. A fervura e todos os métodos longos, com altas temperaturas, devem ser evitados.

Por Natália Cavalcanti - Nutricionista Casa Durval Paiva - CRN6 11467

Artigos Relacionados