Trabalho conjunto da estratégia de atenção à saúde e Casa Durval Paiva

O Sistema Único de Saúde (SUS) tem uma amplitude nacional, sendo este completo, desde os cuidados básicos, que estão mais perto da comunidade, até os níveis mais complexos de tecnologia, como cirurgias à laser.

O terceiro setor, onde a Casa Durval Paiva está enquadrada, funciona como um apoio para o sistema de saúde e sua resolutividade. O fazer da instituição dá-se de uma maneira semelhante ao SUS, pois, através do setor de diagnóstico precoce, atua nas unidades básicas de atenção à saúde e por meio de outros setores, como a psicologia, atua nos hospitais especializados, onde os pacientes realizam seus tratamentos específicos.

A depender do protocolo do paciente, eles conseguem passar um tempo a mais em casa, sendo assim, é necessário manter uma boa articulação com aqueles que estão em comunidade com esses pacientes. Na psicologia, essa troca não é diferente.

Em alguns casos especiais, os pacientes são acompanhados de maneira online, mas, para aqueles que não possuem acesso a estes meios, eles são encaminhados para a sua unidade de referência, para que esse suporte possa ser oferecido.

Neste sistema, os profissionais da psicologia podem trocar informações e conclusões dos casos com toda a equipe, para que a conduta possa ser alinhada com a fase de vida que o paciente vem vivenciando. Em outros casos, os agentes de saúde são os auxiliadores, por meio de compartilhamento de observações de visitas domiciliares, que também é uma prática da Casa Durval Paiva.

A instituição é formada por diversos profissionais de saúde, que, juntos, fazem parte dessa rede de cuidado a essas crianças e adolescentes, que são verdadeiros heróis.

Por Ana Kariny Cabral Araújo - Psicóloga Casa Durval Paiva - CRP 17/4665

Artigos Relacionados