Alimentos que prejudicam o tratamento oncológico

Inflamações crônicas de intestino podem ser, parcialmente, responsáveis pela ansiedade e stress, a introdução de iogurtes fermentados, que contém bactérias benéficas, tem efeitos positivos na dieta.

Diante disso, primeiro, existe a necessidade dos cuidados com alimentos processados e multiprocessados, como bolachas recheadas, sucos industrializados, refrigerantes, molhos e alimentos coloridos artificialmente.

O consumo dessas opções pode gerar stress e ansiedade, devido ao excesso de açúcar, gordura e sal, além de retardar a resposta do tratamento oncológico.

Ansiedade e stress são distúrbios psicológicos, que afetam milhares de pessoas em todo o mundo, é uma condição caracterizada por preocupação excessiva, diante situações consideradas preocupantes ou estressantes.

Para ajudar a combater essa desordem, uma alimentação adequada, rica em vegetais, frutas, legumes, grãos integrais e proteína magra pode ajudar a gerenciar o tratamento de forma natural. Alguns alimentos como castanha do Pará, que é rica em selênio, um nutriente que melhora o humor e reduz a inflamação; peixes, como salmão, sardinha e arenque, ricos em ômega-3, substância que ajuda na função cognitiva, melhorando a saúde mental, sendo capaz de eliminar os sinais responsáveis pelas mudanças repentinas de humor; ovo, que ajuda a regular o humor, o sono, a memória e o comportamento; e chás, como o verde e camomila, que possuem efeitos calmantes.

Contudo, para proporcionar um tratamento humanizado e satisfatório ao público assistido pela Casa Durval Paiva, é oferecida uma alimentação diversificada, que auxilia no bem estar cognitivo (saúde mental), apresentando uma variedade de vitaminas e minerais, disponíveis na alimentação.

Entretanto, também, ensinando-os a sair da rotina, que o tratamento não vem apenas da medicação. Através disso, existem oficinais de atividades educativas, entre o setor nutrição e pedagogia, para aplicar o cultivo de horta orgânica, buscando o reaproveitamento integral de alimentos e o balanceamento nutricional dos pacientes assistidos pela instituição.

Por Natália Cavalcanti - Nutricionista Casa Durval Paiva - CRN6 11467

Artigos Relacionados