Efeitos da radioterapia em crianças com câncer

A radioterapia é utilizada para impedir ou diminuir o crescimento tumoral, ela pode ser associada a quimioterapia, bem como, a outros tratamentos. Os efeitos indesejáveis começam a aparecer a partir da terceira semana e a tendência é que desapareçam. Após o término do tratamento, os efeitos serão maiores ou menores dependendo da área do corpo que foi irradiada, da quantidade da dose, dos cuidados e adesão do paciente, conforme as orientações que deverão ser seguidas. Tudo influencia para que o processo de radioterapia seja realizado com êxito.

Dentre os principais sintomas da radioterapia estão o cansaço, dificuldade de ingerir alimentos, perda de apetite, coceira, vermelhidão na pele, deixando-a ressacada e escamosa. O resultado costuma ser positivo em boa parte das crianças tratadas com a radioterapia, trazendo a cura, o controle da doença ou o desaparecimento do tumor.

O resultado da radioterapia em crianças é muito positivo. Cerca de metade dos pacientes com câncer, tratados com radiações, obtêm resultado positivo. Pois, melhora a qualidade de vida das crianças, aliviando as dores, reduzindo o tumor e hemorragias. Em alguns casos, controla a doença e pode até promover o desaparecimento do tumor.

A missão da Casa Durval Paiva é acolher essas crianças e suas famílias antes, durante e depois do tratamento, ressignificando suas vidas, onde o objetivo maior é promover a cura e a propagação dos sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, pois para essas crianças e adolescentes, quanto mais cedo o câncer for identificado, maiores serão as chances de cura.

O tratamento contra o câncer também pode ser realizado através de quimioterapia e de cirurgia. Na instituição, dispomos do serviço de farmácia, onde o paciente tem acesso aos medicamentos e o farmacêutico é o responsável em acompanhar a terapia medicamentosa em domicílio, adquirir as medicações, fazer a dispensação, além de prestar assistência e atenção farmacêutica. Desta maneira, proporcionando uma melhor adesão ao tratamento. 

Por Isabelle Resende - Farmacêutica Casa Durval Paiva - CRF2541

Artigos Relacionados