A materialização do currículo escolar na classe hospitalar

A proposta do currículo educacional é organizar a trajetória que deve ser percorrida por todo o ensino, incluindo as áreas do conhecimento a serem ensinadas a cada período letivo, os conteúdos que serão abordados a cada aula e as competências e habilidades que o aprendente deve dominar, ao final de cada processo educacional.

Em função de garantir a escolarização do aluno em situação de adoecimento, de forma satisfatória, se fazem necessárias adaptações curriculares, a partir do currículo escolar, como referência. Possibilitando um acompanhamento pedagógico organizado, de forma flexível, significativa, contextualizada e motivadora.

Para trabalhar a materialização do currículo escolar de forma significativa nas classes hospitalar e domiciliar da Casa Durval Paiva, o setor pedagógico desenvolveu, de forma interdisciplinar, o currículo escolar, por meio das atividades avaliativas, que são enviadas pela escola regular, onde o aluno está matriculado. Além disso, perpassando pelos projetos pedagógicos que são planejados e executados, a partir de um tema gerador anual, de forma extracurricular.

Dessa forma, o ensino sai do lugar comum e tradicional e se torna mais interessante, estimulante, desafiador e significativo. A exemplo, para o ano letivo 2022, o projeto anual está com o tema “Leitura e escrita, uma viagem fascinante”. Ele busca desenvolver a consciência fonológica, por meio da exploração dos sons das letras, escrita do nome, reconhecimento do sistema de escrita alfabética e uso de jogos como recurso didático. Tendo em vista flexibilizar e adaptar os conteúdos e planejamentos para um público alvo de classe multisseriada, contexto da classe hospitalar.

Uma vez que o currículo no atendimento pedagógico nas classes hospitalar e domiciliar trabalha o autoconhecimento e distribui responsabilidades ao aprendente, ele está propiciando o crescimento da autonomia e do autocuidado do aluno.

Dessa forma, o aluno, mesmo fragilizado pelo tratamento oncológico, tem a oportunidade de aprender qual é a importância de realizar as suas próprias atividades, de cumprir com os seus deveres, de ajudar quem está ao seu redor e de tomar atitudes que beneficiem o seu bem-estar físico, mental e emocional, tornando-os protagonistas da sua própria aprendizagem.

Por Sandra Fernandes da Costa - Coordenadora Pedagógica Casa Durval Paiva

Artigos Relacionados