Crianças com câncer e uso do protetor gástrico

Durante o tratamento de quimioterapia, as crianças passam a usar muitos medicamentos, podendo acarretar um desconforto no estômago, que pode levar a uma alteração gástrica, pela combinação de medicamentos, que serão usados durante o tratamento. Os médicos costumam prescrever protetores gástricos, no intuito de reduzir esse desconforto gástrico.

Esse tipo de medicamento é específico e precisa ser tomado antes das refeições, exclusivamente, pela manhã. A maioria dos protetores gástricos tem a forma farmacêutica de cápsula. Os pacientes que têm dificuldade de engolir essas cápsulas recebem orientação médica, para a cápsula ser aberta e diluir os grânulos em água. Como a forma farmacêutica foi modificada, com a diluição na água, a medicação levará um tempo a mais para fazer efeito.

O farmacêutico orienta sobre a importância do cumprimento do horário da medicação e a forma certa de tomar. Para que o protetor gástrico faça efeito, se faz necessária a ingestão do medicamento em jejum. Há, ainda, outra importante orientação: sempre que o medicamento for esquecido, deverá ser tomado assim que lembrado e nunca tomado duas vezes, pois isso pode acarretar uma super dosagem.

Quando a orientação do medicamento for a diluição, é necessário que o medicamento, após diluído, seja ingerido imediatamente, para evitar oxidação ou contaminação do mesmo. A medicação é dispensada na Casa Durval Paiva (CDP) pelo farmacêutico, de acordo com a prescrição médica e com as orientações necessárias, fazendo com que, no ato da dispensação, o acompanhante assine uma ficha, assegurando ter recebido as orientações necessárias e, também, a medicação.

Diante dessas anotações, o farmacêutico monitora se a medicação está sendo usada de forma adequada, pois o retorno do acompanhante, para pegar a próxima dosagem, deve seguir o calendário prescrito.

Por Isabelle Resende - Farmacêutica Casa Durval Paiva - CRF2541

Artigos Relacionados