Artesanato e Sustentabilidade

Falar sobre sustentabilidade é articular sobre o comprometimento de ações que não prejudiquem o futuro das novas gerações. A sustentabilidade está diretamente ligada aos famosos 3R’s – Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Reduzir significa minimizar o consumo e preferir materiais mais duráveis. Reutilizar é fazer o uso de um produto novamente, por exemplo, um pote de sorvete após seu consumo pode ser reutilizado, posteriormente, para armazenar alimentos, e reciclar é transformar um material em matéria-prima para se desenvolver outro tipo de material, esse processo pode ser realizado de duas formas: industrialmente ou artesanalmente.

Para a prática de trabalhos artesanais, os 2R’s (reutilizar e reciclar) são as formas de sustentabilidade mais utilizadas. Alguns exemplos de materiais que podem ser usados no desenvolvimento de trabalhos artesanais são: garrafas pet, potes de plástico, vidro, roupas, retalhos de tecido, entre outros. É interessante frisar que uma artesã que não possui recursos para a compra de utensílios e não consegue desenvolver seu artesanato por este fator, poderá obter seus produtos reutilizando os materiais que utiliza diariamente em sua residência. Reciclando esse material, poderá adquirir matéria-prima para as suas produções e, consequentemente, gerar renda a partir da venda do produto final.

É com essa perspectiva de produção que são realizadas aulas de artesanato na Casa Durval Paiva. As aulas são ministradas no setor de artes, onde um dos objetivos é ensinar as mães/acompanhantes dos pacientes oncológicos e hematológicos a desenvolverem artesanatos que possam ser produzidos dentro e fora de sala, orientando essas mães/acompanhantes para que abram seus horizontes e possam enxergar que os materiais necessários para a produção de trabalhos artesanais não estão limitados somente às compras em lojas, como também, podem ser encontrados dentro de suas próprias residências. Esse processo de ensino aprendizagem dá a elas competência para gerir suas próprias produções, impulsionando assim seu crescimento profissional.

Um exemplo de atividade sustentável que acontece na instituição é o projeto Moda Vida e Arte contemplado pelo Ecopostal dos Correios, onde realizamos atividades da seguinte forma: os Correios fazem a doação dos fardamentos e malotes que não tem mais condições de serem usados internamente pela empresa e que podem ser reaproveitados pelas mães/acompanhantes para confecção de produtos artesanais. Uma amostra de como apenas uma peça pode ser tão versátil para a produção artesanal, são as calças doadas, elas são recicladas e viram matéria prima para a produção de bolsas, almofadas, porta jóias, lixeira para carro, encosto de pescoço, dentre outros.

Assim, a prática sustentável no desenvolvimento de trabalhos artesanais pode ajudar não só o meio ambiente com a diminuição na geração de resíduos, como também criar novas formas de desenvolver a matéria-prima para a produção artesanal. O efeito dessas escolhas ajuda o meio ambiente, a sociedade e a economia consequentemente, pois oferecem uma nova oportunidade de geração de renda e minimizam os gastos na produção artesanal. 

Por Patrícia Oliveira Araújo - Arte Educadora 

Artigos Relacionados