Homeopatia terapia associada ao tratamento do câncer

A Organização Mundial de Saúde indica que mortes por câncer estão aumentando, podendo atingir um número estimado de 12 milhões de mortes até 2030. Para tratar o câncer o convencional é a quimioterapia e a radioterapia. Por serem métodos agressivos podem ocasionar muitas reações adversas e até retardar o tratamento. Com o avanço dos estudos e das comprovações científicas, surgiram novas terapias que podem ser chamadas de complementares.

A homeopatia é uma dessas terapias que pode ser associada ao tratamento do câncer, não interferindo na terapia tradicional. Ao contrário, traz benefícios como: alívio dos sintomas e dos efeitos indesejáveis da doença, contribuindo na evolução do tratamento.

A terapia homeopática será feita de acordo com os sintomas que mais tem afetado o paciente naquele momento. Pois quando o paciente recebe o diagnóstico do câncer provoca um desiquilíbrio no organismo, além de dores, medo e incertezas. Os medicamentos homeopáticos são prescritos de acordo com a demanda do paciente. Esse medicamento será manipulado de forma individualizada.

Os medicamentos homeopáticos são prescritos para amenizar os sintomas da quimioterapia e da radioterapia e constituídos de acordo com as características do paciente, onde os estudos científicos comprovam que a associação dos medicamentos homeopáticos ao tratamento do câncer reduzem as reações adversas.

. Os medicamentos geralmente são produzidos de substâncias minerais, vegetais e animais diluídos em solução de água e álcool. A homeopatia pode ajudar na melhor aceitação da doença após a descoberta, pois o paciente passa por vários momentos que podem levar a desordens psicológicas, contribuindo para o desequilíbrio do organismo. A terapia complementar ajuda a restabelecer o equilíbrio do organismo melhorando, dessa forma, o sistema imune. Doenças agudas como o caso do câncer são tratadas com baixas potências, já as doenças crônicas são tratadas com alta potência.

De acordo com o farmacêutico e bioquímico Olney Leite Fontes, dentro da farmacologia homeopática, o medicamento homeopático induz uma ação primária no organismo, que tem sintomas semelhantes à doença. Esta ação primária induz uma resposta secundária, oriunda do corpo, que é contrária à ação principal e, portanto, ajuda no restabelecimento da saúde.

A terapêutica da homeopatia está descrita na política de Práticas Integrativas e Complementares do Ministério da Saúde no Brasil, sendo de grande valia para pacientes com patologias diversas incluindo o câncer. No Brasil, os medicamentos homeopáticos são manipulados de acordo com procedimentos de diluição, seguidos de agitação e/ou trituração, em processo padronizado pela Farmacopéia Homeopática Brasileira (FHB, 2011).

Isabelle Medeiros Resende

Farmacêutica - Casa Durval Paiva

CRF2541

Por Isabelle Medeiros Resende

Artigos Relacionados