Os perigos da internet para crianças e adolescentes no contexto oncológico

A procura por inclusão digital, a substituição de contatos pessoais por relacionamentos via internet, a prática de Cyberbullying e a exposição a pessoas mal intencionadas são as principais características identificadas, na sociedade atual, como formas de aumentar os perigos da internet, fatores que sugerem uma maior preocupação com a temática, devido ao difícil enfrentamento por crianças e adolescentes.

Inicialmente surgiu o bullying como uma forma de violência, mental ou física, que geralmente ocorre nas escolas, entre crianças e adolescentes, tendo como características ações agressivas e repetitivas com a finalidade de causar sofrimento físico ou psíquico contra a pessoa. Com a popularização do uso da internet pelo público infantojuvenil, verificou-se que o bullying vinha ganhado espaço em novos meios, como insultos em bate papos, redes sociais, publicações de imagens em blogs, entre outas. Condutas essas que passaram a ser chamadas de Cyberbullying. Na atualidade, já são conhecidos diversos casos de suicídio de jovens que foram vítimas do cyberbullying e/ou recentemente através do desafio da baleia azul.

Vemos na realidade do convívio com os pacientes oncológicos, que adolescentes e crianças se unem à interação no mundo digital. Eles utilizam o computador e a internet como ferramenta de auxilio em seus estudos e como forma de melhorar suas relações sociais com as pessoas, após sofrer os impactos da descoberta do câncer. Durante o processo de tratamento os pacientes são envolvidos em atividades de conscientização e formação de sua cidadania digital.

Faz-se necessário manter todos os públicos informados, para que sejam orientados contra os perigos da internet, tendo em vista que, em determinados casos, algumas crianças e adolescentes já possuem um enorme sentimento de tristeza, sendo necessária a intervenção de um profissional qualificado no intuito de conscientizar sobre os riscos da internet e as possibilidades de melhora em sua comunicação, possibilitando assim novas escolhas e rumos a serem seguidos.

Mayckon Dantas

Analista de TI - Casa Durval Paiva

Por Mayckon Dantas

Artigos Relacionados