Antibióticos podem fazer mal aos dentes?

Se os antibióticos são usados para combater qualquer infecção no corpo e na boca por que então vão estragar os dentes? O problema do uso do antibiótico ocorre quando é indicado ou utilizado incorretamente.  É um assunto bastante discutido, principalmente entre as mães, gerando uma série de dúvidas, porém, trata-se em parte de um mito.  Há tempos atrás a tetraciclina, um antibiótico de largo espectro, era a medicação de escolha para quaisquer infecções. Depois de um tempo de estudo notou-se que tomada durante a gestação podia ser teratogênico (ou seja, causava má formação óssea fetal) e manchava os dentes num tom amarelo/marrom. Depois disso, esta medicação passou a ser evitada para gestantes, não sendo mais prescrita para uso infantil.

É comum na chamada primeira infância, de 0 a 5 anos, as crianças serem muito susceptíveis a infecções, tanto virais, como respiratórias, sendo submetidas a tratamento com antibióticos e, são nesses momentos, que se deve ter o cuidado na administração destes. Os antibióticos para crianças são formulados em solução ou em xarope que contém alguma forma de açúcar e corante para deixar mais adocicado e facilitar a ingestão. Dessa forma, eles podem trazer problemas se utilizados em alta frequência pelas crianças, mas não pelo antibiótico em si, e sim, pelo açúcar que é de fato o grande vilão!

Crianças que se submetem ao tratamento do câncer também fazem uso em seus protocolos de antibióticos que, associado aos efeitos colaterais da quimioterapia, como náuseas e vômitos, fazem com que a higiene bucal fique precária e mais susceptível as cáries.

Os possíveis danos dentários, decorrentes do uso de antibióticos açucarados, podem ser evitados com o hábito simples de realizar a higiene bucal, com escova, pasta e fio dental após cada dose da medicação. Importante também estar atento aos horários da administração do medicamento, como, por exemplo, evitar dar em horários em que a criança esteja dormindo e não seja possível realizar a higiene dos dentes.

É importante que as mães levem seus filhos ao odontopediatra, tão logo nasça o primeiro dentinho, para serem esclarecidas sobre todos esses mitos envolvendo a dentição infantil. No caso de bebês, pode-se limpar os dentes com uma fralda de tecido ou gaze umedecida em água filtrada ou fervida. As bactérias que causam a cárie e a inflamação gengival estão presentes na placa bacteriana que se acumula ao redor dos dentes quando estes não estão limpos. Portanto, antibióticos não estragam os dentes.

Os bebês e crianças assistidos na Casa Durval Paiva são acompanhados pelo serviço odontológico da instituição onde as mães recebem orientação sobre a higiene oral reforçada durante o tratamento contra o câncer.

Por Simone Norat Campos

Dentista - Casa Durval Paiva

CRO/RN 1784

 

Por Simone Norat Campos

Artigos Relacionados