Incentivando a leitura e a escrita através de recursos digitais

Fábio Ferreira

Profissional de TI – Casa Durval Paiva

 

A leitura tem grande influência no processo ensino-aprendizagem. Os primeiros contatos ocorrem já nos anos iniciais de nossas vidas. Até mesmo quando não sabemos decodificar a escrita podemos ter o prazer de alguém nos contar uma historia. Posteriormente, já nos primeiros anos escolares começamos a aprender a realizar a associação de letras, formação de palavras e decodificação destas.

Porém, com o crescimento exponencial dos vários dispositivos eletrônicos que surgiram nas últimas décadas, notamos que há uma certa resistência por parte dos alunos à leitura na sua forma tradicional, existe uma relação inversamente proporcional entre os recursos tecnológicos e a leitura comum.

Dentro desse universo, comumente nos deparamos com indivíduos que são meros decodificadores, sem capacidade de interpretar o que está sendo lido. É fato que para se obter um senso critico do meio ao qual estamos inseridos e adquirimos os conhecimentos necessários à nossa formação, independente de qual área seja, temos que mudar essa realidade.

Para tratarmos dessa questão utilizamos os sedutores recursos digitais como forma de modernizar o processo da leitura e escrita, isso faz com que os nossos discentes se sintam atraídos, o que facilita no processo educacional. Aliando tecnologia e educação, procuramos alcançar nossos objetivos.

Levando em consideração essa perspectiva, nas atividades do laboratório de informática da Casa Durval Paiva, utilizamos jogos digitais de associação de letras e formação de palavras, bem como, leitura de livros interativos de forma colaborativa. Esses recursos são disponibilizados gratuitamente em diversos sites na internet. Também utilizamos outros recursos digitais como: editores de texto, imagens e apresentações.

Observando o desenvolvimento cognitivo dos nossos pacientes, verificamos que essa pratica tem grande eficácia em fazer a leitura uma questão prazerosa, diminuindo assim a rejeição relacionada a esta.

Por Fábio Ferreira - Gestor de TI

Artigos Relacionados