Tecnologia da informação e a era dos sentidos cognitivos

É através dos sentidos que nós percebemos o mundo. Um dos grandes desafios na educação é o de desenvolver um processo de aprendizagem que leve em conta os sentidos. Infelizmente, a pedagogia que orienta a maior parte das práticas educacionais tem como fundamento a matriz racionalista, em que concebe o ser humano como ser pensante, marcado pelo modo lógico-matemático de se relacionar com o mundo e com os seus semelhantes.

A proposta pedagógica desenvolvida por meio da classe hospitalar e domiciliar da Casa Durval Paiva junto a crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas crônicas, possibilita identificar outra possibilidade de incorporar os cinco sentidos no fazer pedagógico, valorizando a experiência e vivências humanas nos processos de ensino-aprendizagem. Favorecendo a escola como espaço de construção de sentidos, dos desejos e emoções e o ato de ensinar pelo professor, que se transforma na possibilidade da sua própria construção, e da construção do aluno enquanto participante.

 Baseada em tendências do mercado e sociedade, bem como em tecnologias emergentes dos laboratórios de empresa como a IBM, os sentidos humanos são categorizados como o grande mote das transformações do futuro.  Já são estabelecidas inovações que formarão a base da próxima era da computação, compreendidas como a “era dos sistemas cognitivos”. Já começamos a ter acesso a uma geração de máquinas e dispositivos que aprendem, adaptam-se, sentem e desenvolvem as percepções sobre o mundo. Ao falar de percepções, entende-se sentidos - ver, cheirar, tocar, provar e ouvir.

A seguir detalhamos algumas experiências desenvolvidas junto a setor pedagógico da Casa Durval Paiva com uso da tecnologia, privilegiando alguns sentidos: Visão: nada enche mais os olhos que mostrar as crianças imagens que simulem virtualmente nossas ações cotidianas. Trabalhamos as experiências utilizando a realidade amenta por meio de óculos tridimensionais sejam em jogos, desenhos ou filmes; Tato: além de falar sobre o toque, é possível utilizar o touch screen para mostrar a importância do toque e o desenvolvimento desse sentido com o passar dos anos. Além disso, com a tecnologia, é possível falar sobre a biometria e as digitais. Audição: Utiliza-se um sistema que orienta os alunos geograficamente a partir de um estímulo de áudio aplicado por meio de fones de ouvido. Esse áudio é reproduzido de forma a ser percebido como sendo emitido de uma fonte sonora em uma posição espacial virtual.

A computação cognitiva enxerga através da complexidade das informações, com o poder de romper barreiras como distância geográfica, idioma, custo e inacessibilidade, proporcionando acima de tudo a ponte entre conhecimento e qualidade de vida para as pessoas.

Por Fabio Ferreira - Gestor de TI

Artigos Relacionados