Coronavírus: Tecnologia no combate a pandemia

O setor de tecnologia tem oferecido soluções para combater o surto do novo coronavírus, principalmente nos segmentos de inteligência artificial, ciência de dados e também educação, como veremos adiante. À revista Forbes, o consultor em tecnologia Bernard Marr listou alguns desses principais recursos, que variam de sistemas de detecção da epidemia e de novos casos de Covid-19 até o transporte de objetos por drones em quarentenas.

A empresa canadense Blue Dot opera um sistema de inteligência artificial que reúne informações de notícias, comunicados de fontes oficiais, dados globais de tráfego aéreo e dados demográficos de vários países. Depois, essas informações passam por uma análise qualitativa de especialistas em epidemiologia associados à empresa.

Assim, a tecnologia antecipa quando um país ou região pode ser afetado pelo surto de uma doença, e emite alertas para instituições governamentais e organismos oficiais de saúde.

A Alibaba, gigante chinesa do setor de e-commerce e tecnologia, desenvolveu uma inteligência artificial que pode detectar a infecção do coronavírus em apenas 20 segundos por meio de análises de tomografias computadorizadas do peito de pacientes. Com precisão de 96%, o sistema foi treinado a partir de imagens e dados de cinco mil casos confirmados e testados em hospitais de toda a China.

Em tempo de pandemia de corona vírus o mundo real se vê cada vez mais conectado com o mundo virtual e nesse aspecto o uso da tecnologia com criatividade revela-se estratégica. Crianças estão entre os que mais absorvem e reproduzem as novidades do mundo virtual, e se inserem assim com facilidade nesse âmbito de informação e comunicação digital. Dessa forma, unir crianças por meio do EAD (Ensino a distância), pode ser uma estratégia brilhante em tempos de pandemia que demandam isolamento social.

Profissionais que atuam na garantia de continuidade da escolarização de crianças e adolescentes com câncer na Casa Durval Paiva compreendem que o ensino por meio de EAD, em um contexto onde a frase que mais se ouve é “fique em casa”, o EAD pode proporcionar uma interatividade incrível e uma experiência única. Aprender um conteúdo maçante e considerado pelas crianças como chato e irritante é difícil com métodos tradicionais, mas aprender até com jogos é possível através da EAD.

Nossa sociedade enfrenta seu maior desafio na atualidade. O autocuidado se mostra imperioso no combate ao Covid-19. Nesse aspecto, a educação sempre foi o pilar central, moldando costumes e buscando a preservação e continuidade da espécie humana.  Educar no atual momento é acompanhar a evolução do conhecimento científico. Crianças e EAD nesse contexto significa aplicar métodos de aprendizagem que fomentam a criatividade na mente da criança, que desde cedo já se adapta aos moldes tecnológicos da sociedade, frente aos desafios impostos pela defesa intransigente da vida.

Por Fabio Ferreira Gestor de TI - Casa Durval Paiva

Artigos Relacionados