Como é a vida após a quimioterapia

Por se tratar de uma doença complexa o câncer não afeta só o corpo, mas também as emoções. O tratamento, dependendo do estágio do câncer e da localização do tumor, pode ser extenso. Dependendo do tratamento utilizado, quimioterapia ou radioterapia, eles deixam sequelas e medos nos pacientes, além de ser agressivos.

Na quimioterapia, o tratamento é mais agressivo, intenso e atinge o corpo como um todo, já na radioterapia o tratamento é local. Quando a criança finaliza o tratamento, a recuperação e a reabilitação no convívio social não são realizadas de forma rápida. Não existe uma previsão de quando será reestabelecida a saúde desse paciente, até porque ainda há a preocupação com os efeitos tardios pós quimioterapia e radioterapia. A recuperação após a terapêutica é lenta por se tratar de um tratamento muito agressivo, onde até o emocional pode afetar o organismo. O paciente fica sensível e vulnerável.

As consequências pós-quimioterapia são severas, podendo acarretar problemas no coração, fígado, pulmões e órgãos reprodutivos. Daí a importância desse paciente ir às consultas de rotina marcadas pelo oncologista, seguir todas as orientações até o término do tratamento e a terapia medicamentosa em domicilio, quando da alta hospitalar.

Na Casa Durval Paiva, o farmacêutico além de dispensar a medicação, conscientiza o acompanhante e o paciente da periodicidade, do uso da medicação e informa que se mesmo tomando a medicação os sintomas permanecerem, deve-se entrar em contato com o médico para que seja realizado o ajuste de dose.

O medo e a incerteza da volta da doença geram muitas expectativas e ansiedade na família. Por isso, a importância do acompanhamento e do suporte serem tão necessários. Em caso de aparecimento de algum efeito medicamentoso tardio, é imprescindível procurar o acompanhamento médico, pois mesmo após a conclusão do tratamento alguns efeitos poderão surgir.

Por Isabelle Resende Farmacêutica - Casa Durval Paiva CRF 2541

Artigos Relacionados