PRINCIPAIS SINAIS NA CAVIDADE ORAL QUE PODEMOS SUSPEITAR DE UMA LEUCEMIA - 2011

 

 

 

A leucemia representa o tipo mais comum de câncer infantil e caracteriza-se pela proliferação irregular das células sanguíneas. Afeta principalmente a faixa etária de três a cinco anos de idade.  A leucemia pode ocorrer em qualquer tecido ou órgão irrigado pela corrente sanguínea, inclusive os tecidos bucais.

Dentro da uma filosofia de atender o paciente de forma integral e de diagnosticar precocemente, a Casa Durval Paiva de Apoio à Criança com Câncer fundou um Serviço Odontológico com o objetivo de atender as crianças e adolescentes onde é realizada uma boa anamnese, um exame minucioso de toda a cavidade oral, incluindo toda região de cabeça e pescoço. Os pacientes são beneficiados com atendimentos sistemáticos hospitalares e ambulatoriais, o que vem conferindo uma redução da complicações bucais, melhoria da saúde bucal  e da qualidade de vida dos mesmos. 

Observamos que as manifestações bucais da leucemia geralmente representam o primeiro sinal ou sintoma da doença. Os sinais mais comuns são anormalidades gengivais como: hipertrofia e sangramento, hemorragia, palidez na mucosa e ulceração. Em casos mais graves, as gengivas se apresentam bem edemaciadas, bastante vermelhas e sangram facilmente. Pode acontecer também sangramento nos lábios, língua, assoalho bucal, podendo aparecer ainda petéquias (pontos vermelhos) e equimoses (manchas roxas) nessas regiões. Os pacientes ficam também susceptíveis a infecções como candidíase e herpes simples. Infecções e exacerbação de doenças bucais preexistentes podem ser verificadas.

Diante disso se faz importante a presença do cirurgião-dentista na equipe multidisciplinar do tratamento do câncer. É preciso que o dentista principalmente aquele que trabalha com crianças e adolescentes tenha conhecimento dos possíveis sinais e sintomas gerais e bucais da leucemia, para que possa suspeitar da doença de forma responsável, realizando assim o diagnóstico precoce.

Por Simone Norat

Artigos Relacionados