Terapia nutricional do tratamento de doenças hematológicas

As doenças hematológicas comprometem a produção dos componentes do sangue, como as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas, geradas na medula óssea. Essas complicações variam entre anemias, linfomas, leucemias e mielomas, podendo ser benignas ou malignas. Os principais sintomas podem aparecer através de cansaço, manchas roxas pelo corpo e palidez.

Entretanto, não é possível realizar uma alimentação específica, voltada para a prevenção desses tipos de doenças. A orientação dietética realizada, é comum para todas as faixas etárias da vida: evitar alimentos ultra processados, que contém ingredientes adicionados, como açúcar, sal, gordura e cores ou conservantes artificiais, como biscoitos recheados, carnes em conserva, achocolatados em pó e líquidos, macarrão instantâneo, temperos e sucos industrializados. Bem como, refrigerantes, iogurtes, refeições congeladas, dentre outros.

Contudo, além de uma alimentação adequada a massa muscular, para melhorar a resposta ao tratamento e recuperação dos pacientes, as crianças e adolescentes, na Casa Durval Paiva, são assistidos por nutricionista, recebendo doações de suplementos, para equilíbrio da imunidade, com vitaminas e minerais e carboidratos, para ganho de massa.

Durante o tratamento da anemia falciforme, o principal cuidado com a alimentação diz respeito ao metabolismo acelerado, pois, nas crises de dor, causadas principalmente pela vaso-oclusão, o gasto de energia é alto, o paciente apresenta falta de apetite e, consequentemente, perda de peso. A ingestão de gorduras em excesso, por exemplo, pode prejudicar a circulação do sangue e favorecer entupimento dos vasos.

Portanto, recomenda-se que a pessoa com doença falciforme tenha uma dieta equilibrada, baseada em todos os grupos de alimentos da pirâmide alimentar, que conta com fontes de energia, como carboidratos (de preferência integrais), alimentos reguladores, que possuem vitaminas e minerais (hortaliças e frutas), e os construtores, fontes de proteínas (frango, ovo e peixe). Outro cuidado fundamental, é manter o corpo hidratado, a água ajuda a minimizar e, muitas vezes, evita as crises de dor, uma maior ingestão de líquidos torna o sangue menos viscoso e melhora a circulação nos vasos.

A doença falciforme é hereditária e pode ser diagnosticada no teste do pezinho, ainda na maternidade, o único tratamento curativo é o transplante de medula óssea, mas o paciente pode levar uma vida “normal”, através de acompanhamento com uma equipe multidisciplinar.

Por Natália Cavalcanti Nutricionista – Casa Durval Paiva CRN6 11467

Artigos Relacionados