Frutas vermelhas na prevenção ao câncer

Muitos casos de câncer poderiam ser prevenidos, se as pessoas adotassem uma dieta saudável, todos os alimentos naturais possuem propriedades terapêuticas e antioxidantes, quando ingeridos de forma correta e consciente. Uma opção são as frutas de coloração vermelho-arroxeado como, romã, framboesa, amora, uvas, mirtilo (blueberry). Elas são consideradas uma fonte riquíssima de vitamina C, ácido elágico, fibras e outros antioxidantes (substâncias que ajudam na proteção das células do corpo contra os danos cumulativos e oxidativos).

O ácido elágico é um composto, estudado por suas prováveis propriedades anticâncer. Encontrado em romãs, morangos, cerejas, uvas e amoras, essa substância é a responsável pela coloração vermelha destas frutas e a diminuição do risco de malignidade de tumores de esôfago e do intestino.

Nesses casos, ele atua induzindo a mortalidade das células cancerígenas, pelo estímulo da ação de enzimas detoxicadoras, que removem células cancerosas. Esse mecanismo diminui a resistência de tumores tratados com quimioterapia e radiação gama.

Na Casa Durval Paiva, a grande parte dos pacientes, infelizmente, não apresentam boa aceitação pelas frutas. Para ganhar esse interesse, o setor de nutrição, em parceria com a classe pedagógica, realiza o projeto “Educando para Nutrir”, onde relaciona a importância dos vegetais ao tratamento do câncer e para a saúde, ao longo da vida, através de atividades culinárias e rodas de conversas com pacientes e acompanhantes. Dentro da ação, as frutas são introduzidas com opções de saladas no almoço e, também, em forma de sobremesa.

Sempre que possível, o setor de nutrição realiza doações de hortifrutis e suplementos alimentares para os pacientes assistidos, possibilitando uma dieta balanceada e obtendo bons resultados. Levando conhecimento e responsabilidade do autocuidado das crianças e adolescentes com sua alimentação. Sem esquecer do cuidado na manipulação dos mesmos, como a necessidade de higienização dos vegetais, através de água corrente, hipoclorito de sódio e/ou água sanitária.

Por Natália Cavalcanti Nutricionista – Casa Durval Paiva CRN6 11467

Artigos Relacionados