Orientação em higiene bucal de crianças hospitalizadas

A manutenção de hábitos de higiene bucal pelas crianças, durante a hospitalização, é fundamental, para que haja prevenção contra doenças bucais. A rotina dessas crianças é diferente da rotina de casa. No hospital, elas ficam expostas à diversos fatores, que podem contribuir negativamente para a sua saúde bucal. Dentre esses fatores, podemos destacar: mudança nos hábitos alimentares e nos horários das refeições, uso de medicações com potencial cariogênico (medicações com adição de açúcar/sacarose, que possuem baixo pH endógeno e alta acidez, favorecendo a erosão dentária e surgimento da cárie) e falta de incentivo/disposição, para a realização da higiene bucal, devido ao estresse pela hospitalização e doença.

A não realização dessa higiene, tanto após as refeições, como após a administração de medicações (de uso crônico), com potencial cariogênico e erosivo, podem contribuir para o crescimento das lesões de cárie dentária. Por isso, é importante que, tanto os pacientes, como os pais/responsáveis sejam conscientizados e orientados sobre a importância com os cuidados bucais.

A correta higiene bucal das crianças, na rotina hospitalar, não só reduz o biofilme dentário (placa bacteriana) como, consequentemente, reduz o risco de infecções provenientes dos microrganismos da boca.

As orientações de saúde bucal, por mais simples que sejam, oferecem resultados positivos e são essenciais, durante o período de internação de crianças. A promoção de saúde bucal em ambiente hospitalar, ao proporcionar conhecimento, motiva pacientes internados e seus acompanhantes na geração de bons hábitos, visa a assistência integral e mais humanizada do paciente hospitalizado. Consequentemente, faz com que os responsáveis tomem consciência do seu papel educativo, em relação à higiene bucal dos seus filhos. Esse é o primeiro passo, para a obtenção de sucesso, na construção de hábitos saudáveis na criança.

Na Casa Durval Paiva é realizado o programa “Educação e Sorriso”, parceria do setor de odontologia e pedagogia, tanto na classe domiciliar, como na classe hospitalar. Esse programa tem como intuito promover a educação em saúde bucal de forma lúdica, permitindo que as crianças compreendam a importância do cuidado com a saúde bucal. Em todas as atividades são reforçadas as orientações a respeito de como realizar a correta escovação e uso do fio dental, estimulando o autocuidado e responsabilização. Além disso, orientações sobre a dieta, em conjunto com a nutrição.

Por Anna Letícia Xavier de Lima Dentista da Casa Durval Paiva CRO/RN 5213

Artigos Relacionados