O que é OSTEOSSARCOMA?

O osteosarcoma ou sarcoma osteogênico é o tipo mais comum de câncer, que se desenvolve nos ossos. Ele acomete crianças e adolescentes, sendo, este último, o grupo etário mais prevalente, mas pode ocorrer em qualquer idade. É um tipo de câncer maligno e agressivo.

Em crianças e adolescentes, o osteossarcoma se desenvolve em áreas de crescimento do osso, como as extremidades dos ossos longos. A maioria destes tumores se origina no fêmur, tíbia ou úmero, mas, podem acometer outros ossos como os da pelve, ombro e mandíbula.

Sinais e Sintomas:

  • Varia de acordo de uma criança para outra, geralmente o primeiro sintoma é a dor – que vai e volta, mas, aos poucos, ela piora e se torna mais constante, agravando-se a noite;
  • Inchaço;
  • Fraturas ósseas;
  • Vermelhidão;
  • Limitação de movimentos nas juntas.

Diagnóstico:

O diagnóstico pode ser feito através de um Raio X para poder confirmar ou descartar a suspeita de tumor ósseo. Os exames que costumam ser solicitados nesses casos incluem ainda cintilografia, tomografia ou ressonância magnética e tomografia por emissão de pósitrons (PET-CT). Para definição de diagnóstico deverá ser feito uma biopsia.

Tratamento:

O tratamento começa com quimioterapia neoadjuvante, realizada antes da cirurgia, reduzindo assim o tumor e facilitando a cirurgia conservadora, para preservação do membro. Após a cirurgia, retorna a quimioterapia, para continuação do tratamento.

Fiquem atentos aos sinais e sintomas, geralmente a dor do paciente, por ser adolescente, é muito confundida com a “dor de crescimento””, o que retarda o diagnóstico. Então, em caso de suspeita procure um médico, seu filho tem até 80% de chance de cura, se for diagnosticado precocemente e tratado em um centro especializado.

 

Rilvana Campos Câmara

Coordenadora do diagnóstico do câncer infantojuvenil da CDP.

 

Referências:

https://www.accamargo.org.br/sobre-o-cancer/tipos-de-cancer/osteossarcoma

http://rbo.org.br/detalhes/234/pt-BR

https://www.minhavida.com.br/saude/temas/osteossarcoma#:~:text=Osteossarcoma%20%C3%A9%20um%20tumor%20que,F%C3%AAmur%2C%20pr%C3%B3ximo%20ao%20joelho 

http://www.oncoguia.org.br/conteudo/sinais-e-sintomas-do-osteossarcoma/2278/433/#:~:text=Dor%20e%20incha%C3%A7o,pode%20causar%20dificuldade%20para%20andar.

Por Rilvana Campos Câmara - Coordenadora do diagnóstico precoce da CDP

Artigos Relacionados