Redes sociais e a conscientização na busca pela prevenção de doenças

Cada vez mais, é visto que o ser humano vem se preocupando com o seu bem estar. A procura por atividades físicas e melhor alimentação é claramente percebida, nos últimos anos, como também, as pesquisas sobre doenças e as divulgações na internet, que vem proporcionando ao paciente ou seu responsável uma atenção maior a alguns sinais. A busca pelo bem estar e conhecimento da sua saúde ajudam na prevenção de doenças. Esse é um engajamento que tem grande influência da internet.

A rede possibilita acesso às informações em questão de segundos. Um de seus usos e que vem auxiliando na prevenção de doenças são as redes sociais. Elas permitem conhecer informações, através de suas configurações de compartilhamento, basta você estar conectado aquela rede. Quando alguém compartilha algo em sua rede social, propaga a informação.

O uso das redes sociais por instituições e profissionais de saúde cresceu exponencialmente, fazendo com que as pessoas que as acessam fiquem atentas a alguns cuidados, que não eram percebidos. Campanhas de conscientização são criadas e divulgadas, possibilitando conhecimento aos usuários daquela ferramenta como, por exemplo, os sintomas do câncer e que profissional de saúde procurar ao detectar algum deles.

Na Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva, são utilizadas muitas redes sociais, a fim de mostrar as atividades realizadas com as crianças e adolescentes, como também, ser instrumento de informação para a população, divulgando os sintomas do câncer infantil. As redes sociais da Casa são administradas pela equipe de Desenvolvimento Institucional e as informações são colhidas por profissionais especializados na área. Essas informações permitem que muitos pais ou responsáveis, que utilizam as redes sociais, fiquem atentos aos sintomas apresentados pela criança e, caso percebam algo diferente da rotina, busque ajuda de um profissional o quanto antes.

Em resumo, apesar de algumas questões negativas, as redes sociais podem proporcionar esse aumento de cuidado e atenção à saúde. Utilizar essas ferramentas para informar a população é um serviço de apoio à área da saúde, através da tecnologia, e um ótimo exemplo de uso da internet. É importante ressaltar que as redes sociais precisam ser checadas, para a veracidade de suas publicações. Tendo a certeza da informação, a busca pelo profissional de saúde deve ocorrer, caso os sintomas apareçam.

Por Allyne Beatriz Nascimento Ferreira - Gestora de TI Casa Durval Paiva

Artigos Relacionados