Quando ser útil ao outro transforma-se em uma real necessidade - 2011

 

Se pararmos para refletir, podemos perceber que o mundo de hoje faz com que muitas vezes nos concentremos por demais em nossos problemas. Não que não os tenhamos. Temos até muitos, é natural. Todos temos nossos problemas e devemos sempre trabalhar por equacioná-los da melhor forma. Mas não podemos nunca é tornarmo-nos insensíveis ao problema do outro, em suas necessidades. Certamente, se dermos uma olhada bem aguçada, próximo a nós mesmos, veremos pessoas com problemas e necessidades muito maiores e bem mais sérias que as nossas.

É certo que quando doamos parte de nosso tempo ao voluntariado compreendemos como somos realmente úteis além, é claro, de estarmos realmente ajudando à pessoas que precisam. Este processo causa uma ressonância muito positiva em nossa vida e também em nossa saúde. Fato este é que hoje é comprovado pela ciência médica que ao ajudarmos, espontaneamente, de coração e com firmeza, na verdade somos nós os mais 'ajudados'.

 

<p justify;="" "=""> Assim, nos dias atuais, quando voltamos o nosso olhar para um alguém que precisa dele, seja através de um abraço, de uma palavra amiga, de uma escuta mais atenta, ou de tantas outras maneiras de estar perto, também estamos contribuindo para uma necessidade nossa: a de ser humano.

Por Julliana Macêdo - Psicóloga da Casa Durval Paiva

Artigos Relacionados