Uso da tecnologia e a leitura

A leitura é uma prática de extrema importância e é através dela que exercitamos a nossa mente, desenvolvemos nosso raciocínio e aumentamos a nossa base de conhecimento, ou seja, adquirimos sabedoria.

Atualmente, passamos por uma crise literária, onde percebemos que as facilidades, através do advento da tecnologia, que deveriam favorecer a leitura com conteúdo rico e contextualizado, apresentam um resultado consideravelmente contrário, pois se prioriza, muitas vezes, acesso a um conteúdo resumido, pobre e com pouco ou nenhum referencial.

Sabemos das beneficies que os livros, revistas, artigos e materiais afins nos trazem e para que possamos utilizar esta infinita fonte de informações e conhecimento encontramos ferramentas que organizam e normatizam estes materiais.

A biblioteca é item fundamental na qualidade do desenvolvimento humano e tem como objetivo disponibilizar acervo e organização destas literaturas ao público em geral, que busca conhecimento.

Infelizmente, temos acompanhado notícias de fechamento de muitas bibliotecas públicas, eram 6.057, em 2015, reduzindo para 5.293, até 2020, segundo estimativas apontadas pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP). Reduzindo ainda mais o acesso ao público vulnerável, que tem dificuldade de adquirir livros.

A Casa Durval Paiva possui uma biblioteca para atender a seus beneficiados, que são acompanhados em regime de classe domiciliar e classe hospitalar.

Diante da necessidade da CDP em disponibilizar acesso a livros e material didático para seus beneficiados, que estão fora das dependências, podemos aproveitar os recursos que a tecnologia nos oferece, adotando um sistema gerenciador de biblioteca online, ferramenta web gratuita, responsável em prover o acesso ao acervo da biblioteca via internet, para uso de seus atendidos.

Por Marcos Alexandre Gurgel de Lima - Gestor de TI Casa Durval Paiva

Artigos Relacionados