Casa Durval Paiva alerta sobre os sinais e sintomas do Tumor de Wilms

Casa Durval Paiva alerta sobre os sinais e sintomas do Tumor de Wilms

Também conhecido como Nefroblastoma, o Tumor de Wilms é um tumor maligno originado no rim, podendo acometer um ou os dois órgãos. É considerado o tumor renal mais acometido na infância. É raro e atinge, geralmente, a faixa etária dos 2 aos 5 anos de idade. Se diagnosticado precocemente, tem cerca de 95% de chance de cura. Esta neoplasia é o destaque do mês de agosto, integrando as atividades da Campanha do Diagnóstico Precoce 2021.

O sintoma mais importante é o inchaço ou uma massa dura, localizada no abdome, associado a sangue na urina, pressão alta, dor de estômago, febre recorrente, perda de apetite, náusea, prisão de ventre e/ou dificuldade para respirar. Síndromes genéticas podem estar associadas a um risco de desenvolver a doença, como a síndrome Fraser, síndrome Perlman, síndrome de Beckwith-Wiedemann e síndrome Li-Fraumeni.

O diagnóstico é realizado através de ultrassom (USG), tomografia computadorizada (TC) abdominal, ressonância Magnética (RM) e/ou biopsia. Contudo, são difíceis de ser diagnosticados precocemente, pois, por muitas vezes, não apresentam sintomas. É imprescindível estar atento aos sinais e sintomas, em caso de suspeita, procure um médico.

Acompanhe as redes sociais da Casa Durval Paiva e conheça todas as ações, que estão sendo realizadas pela instituição. Entre elas, lives mensais, distribuição de cartilhas de orientação, reuniões online - junto à equipe pedagógica das escolas, bem como, capacitação e sensibilização de profissionais da área de saúde. 

Related notes