Casa Durval Paiva alerta sobre os principais sinais e sintomas da Leucemia

Casa Durval Paiva alerta sobre os principais sinais e sintomas da Leucemia

A leucemia é o câncer mais comum em crianças e adolescentes, representando cerca de 1 em cada 3 tipos de câncer. Geralmente, as leucemias infantis são agudas e se dividem em dois tipos: LLA (leucemia linfoide aguda), que acomete 75% dos casos infantis e atinge as células linfoide da medula óssea; e LMA (leucemia mieloide aguda), que inicia nas células mieloides, responsáveis pela formação dos glóbulos brancos, vermelhos e as plaquetas.

Já as leucemias crônicas se agrupam em dois tipos: LLC (leucemia linfoide crônica) e LMC (leucemia mieloide crônica). Esta neoplasia é o destaque do mês de outubro, integrando as atividades da Campanha do Diagnóstico Precoce 2022 da Casa Durval Paiva.

Entre os principais sintomas, destacam-se: Anemia, fraqueza, cansaço, sangramento sem causa definida, manchas roxas pelo corpo sem traumas, palidez, febre inesperada, sudorese noturna, infecções de repetição sem causa aparente, dores nos ossos e nas articulações e gânglios inchados.

O diagnóstico é realizado através de hemograma, mas, algumas vezes, é preciso fazer um exame chamado mielograma, que vai avaliar a medula óssea. É imprescindível estar atento aos sinais e sintomas, em caso de suspeita, procure um médico. 

Acompanhe as redes sociais da Casa Durval Paiva e conheça todas as ações, que estão sendo realizadas pela instituição. Entre elas, lives mensais, reuniões online - junto à equipe pedagógica das escolas, bem como, capacitação e sensibilização de profissionais da área de saúde.

Related notes