Mediadores Artísticos na Arte-Terapia

No desenvolvimento de trabalhos artísticos como forma de terapia são utilizadas algumas mediações para se chegar à finalização da expressão artística. As mediações que podem ser exercitadas em trabalhos artísticos são: expressão plástica, corporal, dramática, musical, literária e lúdica. Cada mediação tem sua particularidade nos métodos de sua execução. Nesse artigo nos deteremos à plástica.

Na expressão plástica, quem será responsável por esta prática é o profissional de arte educação. O arte educador poderá utilizar como mediação para o seu trabalho recursos como: pintura, modelagem, desenho, colagem, dentre outros. Esses recursos técnicos o auxiliarão no desenvolvimento de uma série de materiais artísticos, como por exemplo, a técnica de pintura, que pode ser desenvolvida sobre madeira, tecido, tela, papel, dentre outras superfícies.

É muito importante ressaltar a necessidade de um arte educador na mediação desse trabalho, pois será ele o único profissional a deter conhecimento sobre a linguagem artística utilizada por seu aluno. O arte educador auxiliará o seu aluno a encontrar um meio de manifestar seus sentimentos e emoções, sem interferir na escolha do mesmo, pois tem de ser o aluno o responsável por dar forma a sua expressão artística, para ajudar no desenvolvimento dessas atividades, o aluno deverá revelar ao professor qual mediação possui mais afinidade.

Uma forma de elucidar a expressão plástica na Arte-terapia é o trabalho realizado com o grupo das mães/acompanhantes da Casa Durval Paiva, onde são confeccionados artesanatos no setor de artes. Esse serviço é oferecido às mães/acompanhantes dos pacientes e tem como intuito fazer com que elas desviem o foco da doença de seus parentes e, em contra partida, desenvolvam aptidão para diversas técnicas de arte e artesanato. Os trabalhos têm como objetivo utilizar a sala de artes como um espaço de interação, integração e socialização dessas mães/acompanhantes, ajudando-as a utilizar a arte mesmo que amadora como mediação para o exercício da prática artesanal. Dessa forma, as mães/acompanhantes acabam encontrando nesse espaço um lugar de refúgio, onde podem esquecer os problemas, aliviar a mente e ainda aprender novas atividades. 

Por Patrícia Oliveira Araújo - Arte Educadora

Artigos Relacionados