Conhecendo e vivendo sem as drogas

É notório o fato de que o uso de drogas, atualmente, se configura como um dos mais graves problemas sociais, sendo um tema amplamente discutido em vários contextos educacionais e políticos.

Os dados estatísticos apresentados pelo Centro Brasileiro de Informações sobre as Drogas – CEBRID nos mostram que é na passagem da infância para adolescência que se iniciam as experimentações ao consumo de álcool e outras drogas, sendo o álcool e o tabaco os mais usados.

Pode-se destacar que quando se problematiza, principalmente, o uso de álcool e outras drogas por parte de crianças e adolescentes, identificamos tensões que passam não só pelos valores sociais instituídos, mas também pela legislação protetiva a esse público. Vale salientar que é de conhecimento público que o uso de drogas provoca reflexos em diversas áreas, como família, infância e adolescência, saúde, educação, trabalho, cidadania, entre outras.

Partindo dessa premissa, a Casa Durval Paiva que atende crianças e adolescentes durante o tratamento do câncer e doenças hematológicas crônicas, vem corroborando para o fortalecimento do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente do Rio Grande do Norte e mais quatros estados.

Percebemos que esses sujeitos devem ser compreendidos e assistidos para além dos limites que a condição da doença impõe, com suas potencialidades ou desafios inerentes a qualquer outra pessoa nesta faixa etária. Tal realidade, exige o desenvolvimento de ações sistemáticas e contínuas, de forma que contemplem a prevenção ao uso de drogas e integrem de maneira programática e permanente os serviços institucionais.

Diante desse cenário, o setor de Educação da Casa está desenvolvendo o Projeto Arte Viva: conhecendo e vivendo sem as drogas, aprovado Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Natal – COMDICA e financiado com recursos do Fundo da Infância e Adolescência – FIA, com o objetivo de promover a sensibilização de crianças, adolescentes e acompanhantes assistidas pela instituição, sobre a prevenção do uso de drogas licitas e ilícitas.

Como atividade, buscamos utilizar a oficina de teatro como ferramenta para sensibilizar, promover e estimular a discussão sobre a prevenção ao uso das drogas licitas e ilícitas junto ao público infantojuvenil, melhorando sua qualidade de vida.

Através do projeto, procuramos de maneira lúdica unir a arte à vida, contribuindo com o desenvolvimento social da criança e adolescente em um ambiente onde ele possa manifestar de maneira segura suas emoções, sentimentos e ter noção da importância de suas atitudes e do seu papel social frente a solução dos problemas advindos de sua realidade social.

Por Sandra Fernandes da Costa Coordenadora Pedagógica Casa Durval Paiva

Artigos Relacionados