Anemia falciforme

A deficiência de ferro é um distúrbio nutricional presente no mundo inteiro e afeta principalmente as crianças em idade pré-escolar entre 2 e 5 anos. A anemia falciforme é causada por uma mutação genética responsável pela deformidade dos glóbulos vermelhos. Para ser portador da doença, é preciso que o gene alterado seja transmitido pelo pai e pela mãe.

A recomendação nutricional é baseada em uma dieta equilibrada em todos os grupos de alimentos da pirâmide alimentar: alimentos energéticos, ricos em carboidratos (de preferência integrais); alimentos reguladores, que possuem vitaminas e minerais; e alimentos construtores, ricos em proteínas (carnes).

Uma alimentação inadequada também pode favorecer o aparecimento de infecções e úlceras de perna, manifestações clínicas da doença falciforme, por causa da deficiência de alguns nutrientes essenciais. A ingestão de gorduras em excesso, por exemplo, como para qualquer pessoa, pode prejudicar a circulação do sangue e favorecer o entupimento de vasos devido ao acúmulo da substância, o consumo de sódio (sal de cozinha, e temperos industrializados), pode predispor a doença renal (rins).

Lembrando da hidratação, ela ajuda a minimizar e evitar as crises de dor, uma maior ingestão de água torna o sangue menos viscoso e melhora a circulação nos vasos, o ideal é que sejam consumidos, diariamente de dois a três litros de água, durante o dia, mesmo na época do frio.

O único tratamento curativo da doença é o transplante de medula óssea, o que depende de uma compatibilidade de 100% para existir sucesso. Os pacientes da Casa de Apoio Durval Paiva com doença falciforme são acompanhados por uma equipe multidisciplinar, realizando consultas regularmente com a nutricionista e obtendo controle no tratamento. Essas crianças e adolescentes recebem orientação e suplementação mensal de acordo com as necessidades individuais.

O teste do pezinho realizado nas primeiras horas de vida ainda na maternidade é o exame que detecta se o bebê é portador de anemia falciforme, o encaminhamento rápido para um médico especialista faz toda a diferença no desenvolvimento da criança.

Por Natália Cavalcanti Nutricionista – Casa Durval Paiva CRN6 11467

Artigos Relacionados