Efeitos colaterais durante o tratamento oncológico

Durante o tratamento de quimioterapia e radioterapia, devido à intensa carga de medicamentos, é comum que ocorram episódios de náuseas e vômitos. A náusea é caracterizada por um desconforto, geralmente, seguido por uma ânsia de vômito, normalmente, as crianças e adolescentes relatam esse mal-estar, acompanhado de dores no estômago e na garganta.

Embora esse quadro seja frequente, nos pacientes em tratamento, existem medicamentos para controlar tais sintomas, que chamamos de medicamentos adjuvantes. Para que esse paciente continue o tratamento, evitando as intercorrências e retornos ao hospital, devido a esses efeitos colaterais, a Casa Durval Paiva faz a entrega desses medicamentos, mediante prescrição médica, em seu dispensário, pelo farmacêutico da instituição.

As náuseas e vômitos tendem a desaparecer, em curto período, independentemente da idade. A intensidade dos efeitos vai depender de cada organismo e da intensidade do tratamento. No caso de persistência dos sintomas, aconselha-se entrar em contato com o médico, pois a permanência pode dificultar o tratamento oncológico e diminuir a qualidade de vida, dificultando as rotinas diárias do paciente.

Esses efeitos colaterais devem ser tratados, pois o vômito facilita a desidratação onde o organismo começa a perder minerais e líquidos. Com isso, o paciente vai ficando fraco, perdendo peso e, como durante o tratamento o organismo fica vulnerável e debilitado, pode acarretar o agravamento da doença ou ser porta de entrada para outros problemas. O ideal é que o medicamento seja administrado assim que o paciente relatar os sintomas, pois fica mais fácil de controlá-los e, em casos mais extremos, podem ser administrados até dois medicamentos antieméticos (para prevenir os episódios de vômito), intercalando os horários.

Existem formas não medicamentosas de diminuir esses efeitos, como, por exemplo, ingerir líquidos, evitar ambientes com muita luminosidade, barulho, cheiros fortes e preferir alimentos mais leves. Em dias de maior disposição, o paciente deverá se alimentar bem, sem exageros ou esforços, para que os sintomas sejam diminuídos. A alimentação é um fator muito importante, durante e após o tratamento.

Entretanto, mesmo com a prescrição dos medicamentos antieméticos, se as reações adversas continuarem, o recomendado é entrar em contato diretamente com o médico, para que ele faça uma avaliação, revendo a posologia ou até substituindo a medicação indicada.

Por Isabelle Resende Farmacêutica - Casa Durval Paiva CRF2541

Artigos Relacionados