A importância da Tecnologia na área da saúde

A tecnologia vem avançando e tornando-se cada vez mais presente, na vida do ser humano, no que diz respeito a área da saúde. Ela vem possibilitando uma assistência médica mais completa, rápida e segura, evitando riscos de erro humano e tratamentos mais eficazes. Assim, ela é uma estratégia de crescimento para os setores da área de saúde, bem como, uma melhoria no tratamento do paciente e avanço social para conhecimento da biologia humana. 

Máquinas de grande porte e tecnologia de ponta, aparelhos com nanotecnologia, monitoramento continuo, em tempo real, do paciente, em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), próteses desenvolvidas para as necessidades específicas de cada paciente, tecidos e órgãos construídos em laboratórios, são alguns exemplos desses avanços tecnológicos na área da saúde. 

Uma vez que, as instituições de saúde investem em sistemas de informação, que venham desde a assistência médica ao auxílio do paciente, as informações ficam armazenadas em um único ambiente, agilizando seus demais processos. Um sistema completo que deposita os dados do paciente, seus laudos e seu histórico, pode possibilitar à equipe assistencial médica uma riqueza de informações em pouco tempo, ajudando o paciente a ter uma melhor condição de tratamento.

Outro benefício da tecnologia na área da saúde são diagnósticos mais rápidos e mais seguros. Muitos exames, que demoravam meses para serem laudados, hoje, com o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas, tiveram seu prazo reduzido. É importante ressaltar que, um diagnóstico obtido de forma mais rápida, possibilita ao paciente uma maior chance de cura e/ou intervenção medicamentosa, que diminua os desconfortos e o agravamento da doença.

Na Casa Durval Paiva, o setor de Tecnologia da Informação é responsável pela administração do parque tecnológico da instituição e, também, trabalha no desenvolvimento de um sistema gerencial, chamado EcoGestão. 
Esse sistema de informação será usado para atender as demandas da instituição, visando a unificação gerencial de dados, o que trará aos colaboradores informações mais rápidas e uma segurança maior na veracidade de dados. 

Por fim, pode-se concluir que, a tecnologia na área da saúde está trazendo avanços, que auxiliam para o desenvolvimento de tratamentos e diagnósticos de doenças, bem como, melhorias na qualidade de vida humana.

Por Allyne Beatriz Nascimento Ferreira - Gestora de TI - Casa Durval Paiva

Artigos Relacionados