Uso de medicamentos por via oral em pacientes oncológicos

No tratamento oncológico, em crianças e adolescentes, a principal via de administração de medicamentos, prescritos pelos médicos, é a via oral. Ela trata da ingestão da medicação pela boca. Essa via traz diversos benefícios, por se tratar de uma via não invasiva, econômica e segura, além de possibilitar ao paciente, quando necessário, fazer a administração da medicação em casa, de maneira mais confortável e sob a responsabilidade da família.

Os quimioterápicos, por via oral, são usados por um longo período e esses pacientes necessitam de um acompanhamento e esclarecimento sobre a farmacoterapia, onde a mesma será prestada pelo farmacêutico, para assegurar o uso correto de medicamentos e melhorar a qualidade de vida, garantindo assim o bem-estar e saúde do paciente.

O acompanhamento farmacoterapêutico se enquadra como um serviço clínico, executado por um farmacêutico e que visa ajudar o paciente a fazer o uso correto de medicamentos, para garantir a sua saúde, bem-estar e qualidade de vida, até mesmo, pelo fato de o paciente passar a fazer uso por um tempo mais longo.

A adesão farmacoterapêutica é essencial para diminuir as taxas de mortalidade e recidiva da doença, possibilitando maiores chances de cura. O farmacêutico orienta os pacientes e acompanhantes sobre a importância de tomar a medicação, no âmbito domiciliar. Desta forma, aumentando as chances de cura.

Os medicamentos que podem ser administrados por via oral são os seguintes: comprimidos, cápsulas, drágeas, soluções, suspensões e pó. Administrados pela boca, eles proporcionam um maior conforto ao paciente, que já passa por um tratamento bem doloroso contra o câncer. Sendo assim, essa forma permite que o paciente faça o uso em casa, seguindo todas as orientações médicas, em relação às dosagens e ao acondicionamento, indo para o hospital somente quando necessário.

Na Casa Durval Paiva, o farmacêutico realiza as orientações, dispensação dos medicamentos e ações educativas, para aumentar a adesão ao tratamento. A atenção farmacêutica tem sido utilizada para diminuir as falhas no tratamento, através de aconselhamentos sobre os tratamentos que os pacientes utilizam, resultando em benefícios à saúde dos pacientes.

Por Isabelle Resende - Farmacêutica Casa Durval Paiva - CRF2541

Artigos Relacionados