Como as fake news podem prejudicar no diagnóstico precoce do câncer infantil

O termo fake news vem ganhando muito espaço na internet e em jornais, nos últimos anos. No entanto, por se tratar de um termo em inglês, nem todo mundo sabe ao certo o que ele significa. O termo vem do inglês fake (falsa/falso) e news (notícias). Dessa maneira, em português, a palavra significa notícias falsas. Embora seu grande destaque seja recente, a expressão é antiga e data do final do século XIX. No geral, fake news são as informações falsas, que viralizam entre a população como se fossem reais.

A internet, por permitir o acesso rápido as informações, faz com que notícias se espalhem em uma velocidade cada vez mais rápida. Uma das ferramentas da internet, as redes sociais aceleraram ainda mais esse procedimento de divulgação. Embora toda essa velocidade exista por parte das redes sociais e seja bom para divulgar notícias, o espaço também é favorável para que as fake news também sejam divulgadas de forma mais fácil. Além do que, é importante ressaltar que as pessoas não costumam verificar as fontes de tudo que recebem. Quando algo é publicado num local de grande alcance, automaticamente, há centenas de compartilhamentos, sem checar a veracidade daquela notícia.

Como isso pode prejudicar no diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil? A partir do momento em que um site ou rede social divulga sintomas errados da doença ou desmerece a ajuda de um profissional nesse tratamento, isso pode acarretar diversas complicações para a saúde da criança.

A melhor forma de se proteger das fake news, sejam elas quais forem, é procurando as fontes das informações cedidas na internet. A Casa Durval Paiva se respalda em divulgar informações vindas, apenas, de profissionais licenciados da área de saúde e busca sempre manter o seu público atualizado, sobre qualquer tema referente ao câncer infantojuvenil.

Para a CDP, se faz importante, bem mais do que acessos e compartilhamentos, a conscientização da população e a busca por ajuda profissional daqueles que realmente precisam.

Por Allyne Beatriz Nascimento Ferreira - Gestora de TI Casa Durval Paiva

Artigos Relacionados