Radioterapia x Enfermagem

Quando se entra nesse mundo do câncer, muitas coisas surgem, dúvidas, principalmente. Até que chega aos seus ouvidos: “você tem que fazer radioterapia”. Então, para que essas dúvidas não se perpetuem, vamos falar um pouco sobre esse tema e como é o seu desenrolar.

A radioterapia é um tipo de tratamento, que usa radiações para eliminar as células doentes, nesse caso, as cancerígenas, evitando assim que elas se multipliquem, fazendo com os tumores regridam de tamanho, diminuindo as dores e o que o tumor pode causar. A radioterapia pode ser feita sozinha ou em combinação com a quimioterapia, bem como, outros tipos de tratamento, tudo vai depender do prognóstico do paciente. No momento em que se faz, é rápido e indolor, mas tem diversos efeitos colaterais.

Esses efeitos colaterais são reações cutâneas, fadiga, perda de cabelo, perda de apetite, náuseas, vômitos e alterações nas taxas sanguíneas. Para que isso ocorra de uma forma mais branda, é necessário o apoio da equipe de enfermagem.

Segundo a resolução COFEN nº 389/2011 regulamenta, a assistência ao paciente com câncer deverá ser prestada pelo profissional enfermeiro especializado, que tenha conhecimento científico aprofundado e habilidades técnicas para a resolução de ocasiões clínicas de maior complexidade.

A equipe de enfermagem orienta esse paciente, desde da forma de tomar banho até as orientações dos medicamentos e sobre o que se deve evitar, fazendo um plano assistencial para ser seguido no decorrer do tratamento. Toda essa conversa tem que ser muito clara e participativa tanto da parte da equipe de enfermagem, quanto do paciente e de seus familiares. Promovendo uma relação de confiança, oferecendo uma assistência de qualidade e humanizada, no intuito de reduzir os efeitos causados pela radioterapia, durante o tratamento, tanto para o paciente como para a equipe que conduz o tratamento.

Os pacientes da Casa Durval Paiva, quando realizam as radioterapias, são orientados pela equipe de enfermagem do hospital de referência e é passado para seus familiares todas as informações necessárias, para que tudo ocorra da melhor forma possível.

Por Rilvana Campos Câmara - Diagnóstico Precoce Casa Durval Paiva - Coren – RN 223.574 - ENF

Artigos Relacionados