Cuidando dos pacientes oncológicos

O serviço farmacêutico orienta o paciente e o acompanhante, desde o início do tratamento. Nessas orientações, além das informações necessárias, a medicação será dispensada de forma gratuita a cada paciente, no intuito de diminuir os efeitos adversos da quimioterapia e melhorar a qualidade.

O cuidado farmacêutico não envolve, apenas, a terapia medicamentosa, envolve o paciente de maneira completa, diminuindo os efeitos da quimioterapia e melhorando a qualidade de vida. Além de toda a assistência, o paciente receberá a medicação, de forma gratuita, pela Casa Durval Paiva. Dessa forma, os problemas relacionados a medicamentos diminuem, promovendo uma melhora da qualidade de vida e uma maior sobrevida. A automedicação e/ou uso desnecessário podem acarretar o agravamento do quadro.

Na Casa Durval Paiva, o farmacêutico não se limita apenas a dispensação, ele orienta e acompanha o uso, garantindo a maior eficácia da terapêutica e garantindo o bem estar e a segurança do medicamento. O farmacêutico vai ajudar no enfrentamento da doença e também no ajuste das condutas. Com a evolução da terapêutica medicamentosa, o farmacêutico vai além da dispensação e passa a ter um cuidado direcionado e abrangente.

O câncer infantojuvenil é uma doença que, na maioria das vezes, o uso das medicações se dá por um longo tempo. Onde se torna necessário o monitoramento intenso das prescrições. O farmacêutico atua com o objetivo de diminuir a polifarmácia e promover o uso racional de medicamentos, proporcionando uma sensação de bem estar e conforto ao paciente.

Através do acolhimento, os pacientes e acompanhantes são orientados a relatar, na hora da consulta com o médico, algum tipo de mudança, após o uso dos medicamentos, pois o tratamento contra o câncer provoca muitas dores, então, é importante que esse relato seja feito, pois essa dor pode estar relacionada a algum sintoma tratável, como também, pode ser uma progressão (avanço) da doença.

O tratamento farmacológico, quando utilizado de forma correta, espaça as dores e alivia os sintomas. No ato da dispensação, o farmacêutico não se limita a dispensar a prescrição, mais também avalia, para que seja evitado o uso desnecessário de medicamentos. Pois, durante o tratamento, esse organismo já se encontra sensível e sobrecarregado.

Por Isabelle Resende - Farmacêutica Casa Durval Paiva - CRF2541

Artigos Relacionados