Importância da amamentação para a formação dos dentes

A amamentação é um ato de amor, de intimidade entre a mãe e seu bebê. O leite materno é um alimento completo e importantíssimo para a formação dos dentes, desenvolvimento dos ossos e músculos da face, garantindo um sorriso harmonioso.

A Organização Mundial de Saúde - OMS (1993) preconiza o aleitamento materno exclusivo (só leite, sem outros líquidos, como água e chás) até o sexto mês e complementada com alimentos sólidos até os 2 anos de vida do bebê ou mais. A maxila e a mandíbula, quando o bebê nasce, ainda não estão bem desenvolvidos e para realizar a sucção ao peito precisa de um estímulo para se desenvolver e realizar suas funções.

São muitos os benefícios da amamentação: Na saúde da mulher, previne o câncer de mama, ajuda na involução do útero, evita a depressão pós parto e ajuda na perda de peso. É um recurso natural e sem custos. Para os bebês, um dos benefícios mais importantes que o leite materno pode oferecer são os anticorpos, fortalecendo o sistema imunológico, já que o recém-nascido é sujeito a uma série de infecções nos primeiros meses de vida.

A amamentação ajuda no alinhamento dos dentes favorecendo a fonação, trituração completa dos alimentos, facilitando a digestão e possibilitando uma higiene bucal mais eficiente. O ideal é que, após os seis meses, o bebê passe do peito para a alimentação em copo, prato e colher, evitando o uso da mamadeira e chuquinhas. Na mamadeira, geralmente, o alimento é adocicado e mole, o que aumenta o risco de cáries (cárie de mamadeira), a criança tende a recusar alimentos sólidos evitando a mastigação. Crianças que não foram amamentadas correm o risco de usar aparelhos ortodônticos, para corrigir desenvolvimento insuficiente das arcadas dentárias.

Os pais devem estar atentos a higienização dos dentes, quando for introduzida a alimentação complementar. Enquanto estiver exclusivamente amamentado no peito e sem dente não há necessidade de higienizar. Para higienizar, após as refeições e o bebê já ter aparecido o primeiro dente, recomenda-se fazer a higiene com uma fralda limpa ou gaze, umedecida em água filtrada, fervida ou em soro, em toda a boca do bebê todas as noites. Pode-se também usar dedeiras de silicone.

É importante realizar o pré-natal odontológico, para que a gestante seja esclarecida quanto aos cuidados com a boca do seu bebê e tire suas dúvidas. Assim que aparecer o primeiro dentinho, deve ser realizada a primeira visita ao dentista, para o bebê ir se acostumando ao ambiente odontológico e fazer sua primeira aplicação de flúor. A escova deve ser instituída de acordo com a faixa etária e o creme dental deve conter flúor numa dosagem mínima. As visitas ao dentista devem ser regulares, de seis em seis meses ou de acordo com a necessidade.

Os pacientes oncológicos, devido à baixa imunidade em decorrência da terapêutica oncológica, fazem suas revisões odontológicas de 3 em 3 meses, para prevenção de cáries e de infecções oportunistas, virais e bacterianas na cavidade bucal.

A Casa Durval Paiva, com objetivo de contribuir para a qualidade de vida de seus pacientes, possui um serviço odontológico que atende de bebês até pacientes de 19 anos, algumas vezes, antes de um mês de vida. As mães são estimuladas à amamentação, porém, alguns bebês quando começam o tratamento contra o câncer, devido os efeitos colaterais do tratamento, deixam de mamar, sendo realizada toda a orientação para a higiene bucal.

Por Simone Norat Campos - Dentista Casa Durval Paiva - CRO/RN 1784

Artigos Relacionados