Promovendo qualidade habitacional, através do projeto vida

O Projeto Vida foi criado, em 1998, na Casa de Apoio a Criança com Câncer Durval Paiva, instituição que acolhe crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas crônicas e seus familiares, há 27 anos, em Natal/RN. Pensado com o objetivo de, através de visitas domiciliares, conhecer in loco a realidade vivenciada por pacientes e familiares, analisando as condições socioeconômicas e de moradia, para melhorar a qualidade de vida e promover a qualidade habitacional dessas famílias, através de reformas e construções.

Ao longo desses anos, já foram realizadas mais de 7.293 visitas domiciliares, entregues mais de 7 mil cestas básicas e outras doações, assim como, 140 reformas e 105 construções, impactando muitas vidas, ao longo desses 24 anos de atuação.

Dentre muitas famílias acompanhadas e vivências compartilhadas, destacamos a história da família de H.M, jovem que, em 2008, chegou à casa de apoio com diagnóstico de leucemia, trilhou o longo caminho do tratamento oncológico e conseguiu alcançar cura. Entretanto, anos depois, após constituir família, precisou retornar, não como paciente, mas como pai, pois sua filha S.M, com apenas 4 anos, estava iniciando a luta contra a leucemia, mesma doença enfrentada pelo pai, um desafio já vivenciado pela família, que carregava angustias, dúvidas e medos.

 Ao longo dos anos, a família foi enfrentando o tratamento da leucemia, com exames, internações, quimioterapias e avaliações médicas. Nesse caminho, todo o contexto familiar sofreu alterações, mudaram para a capital, os pais precisaram se ausentar dos empregos e as condições socioeconômicas ficaram cada dia mais difíceis. Eles passaram a viver com a ajuda de familiares, do Benefício de Prestação Continuada - BPC e da casa de apoio. Durante esse período, passaram muitos anos morando de aluguel e tinham o sonho da casa própria.

Assim, por meio do acompanhamento oferecido pela Casa Durval Paiva e das articulações com a rede socioassistencial, foi conquistado, via parceria com a prefeitura municipal da cidade de origem da família, a doação de um terreno e, por meio do Projeto Vida, apoiado pela Associação Marchadores pela Vida, foi possível viabilizar a construção da nova moradia, proporcionando a realização do sonho da casa própria. Contudo, não somente a família beneficiada foi impactada, mas também todos os envolvidos no projeto de construção, mão-de-obra contratada, comércio local, com a compra dos materiais, bem como, a promoção da qualidade de vida de toda a família envolvida.

Por Keillha Israely - Assistente Social Casa Durval Paiva - CRESS/RN 3592

Artigos Relacionados