Casa Durval Paiva é mais uma vez certificada pelo Selo Doar

Casa Durval Paiva é mais uma vez certificada pelo Selo Doar

A Casa Durval Paiva, instituição que dá apoio ao tratamento oncológico e hematológico de crianças e adolescentes no Rio Grande do Norte, foi, mais uma vez, aprovada no processo de auditoria do Selo Doar, que qualificou a instituição com o Padrão A+, atestando a adequação ao Padrão de Gestão e Transparência do Terceiro Setor no Brasil. Isso significa que a organização faz parte de um seleto grupo de organizações brasileiras certificadas que alcançaram o padrão mínimo de qualidade definidos pelo Instituto Doar.

O Selo Doar tem como objetivos incentivar, legitimar e destacar o profissionalismo e a transparência nas organizações não-governamentais brasileiras, na forma de um atestado independente de sua adequação aos Padrões de Gestão Profissional e Transparência (PGT), também denominado Selo Doar. A certificação se fundamenta em critérios internacionais de órgãos certificadores de 15 países que pertencem ao ICFO (International Committee on Fundraising Organizations), para organizações da sociedade civil. No Brasil, o Instituto Doar incorpora ainda os elementos de governança do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e do GIFE (Grupo de Instituições, Fundações e Empresas), além do código de ética da ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos). 

O processo de auditoria do Selo Doar não constitui apenas a responder questões e enviar documentos, sendo realizada uma extensa e minuciosa pesquisa para comprovação e atestação das informações prestadas, tantos as que se referem aos dirigentes, quanto as pertinentes à instituição.

Vale ressaltar que a certificação se deu através da avaliação das seguintes áreas: causa e estratégia, governança, contabilidade e finanças, gestão, recursos humanos, estratégia de financiamento, comunicação e prestação de contas/ transparência.

A Casa Durval Paiva cumpre a missão de acolher à criança e ao adolescente com câncer e doenças hematológicas crônicas e seus familiares, durante e após o tratamento, buscando a cura, contribuindo para o resgate da cidadania, dignidade e a qualidade de vida dos mesmos. Já são 1.692 crianças e adolescentes atendidos desde a fundação. Dados de outubro registram 326 pacientes em atendimento, vindos de 133 municípios do Rio Grande do Norte, além da Paraíba, Ceará, Sergipe e Piauí.

A instituição oferece acolhimento, hospedagem, alimentação, mediação do atendimento médico hospitalar, encaminhamentos e transporte para exames e consultas. Além de promoção do bem-estar, com apoio multiprofissional - psicológico, social, nutricional, fisioterapêutico, odontológico, farmacêutico, pedagógico e terapêutico ocupacional.

Notas relacionadas