Casa Durval Paiva chega a centésima casa entregue pelo Projeto Vida

Casa Durval Paiva chega a centésima casa entregue pelo Projeto Vida

A Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva, sediada em Natal, realiza neste mês, a entrega de mais quatro casas construídas através do Projeto Vida, que proporciona melhores condições físico-sanitárias aos domicílios dos pacientes, por meio de construções e reformas, além de visitas sociais com entrega de utensílios diversos. O projeto já contabiliza 100 casas construídas e 136 reformadas em 21 anos de existência. Serão beneficiados dois pacientes da cidade de Currais Novos, um em Touros e outro em Macau, contando com o apoio da RedeMAIS, Grupo Voltália e o Rotary Club Natal Alecrim.  

O Projeto Vida foi criado em 1998 com o anseio de conhecer in loco a situação geral das famílias assistidas pela Casa, identificando através de visitas domiciliares as carências e necessidades existentes, na tentativa de saná-las ou diminuí-las. De abrangência em todo o Rio Grande do Norte, a iniciativa visa proporcionar o resgate da cidadania e a qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares. Após o mapeamento da situação de cada família, se necessário, são realizadas reformas ou construções de residências. Dentre as ações, também são resgatados pacientes que abandonaram o tratamento.

Os frutos do Projeto Vida podem ser constatados no êxito do tratamento dos pacientes, pois uma moradia com condições de higiene e saneamento básico adequados tornam-se fatores essenciais para aumentar as possibilidades de cura. Ao saírem do ambiente hospitalar, onde recebem todos os cuidados necessários e adequados para o seu tratamento, os pacientes ficam um período de tempo em seus domicílios em fase de recuperação. Neste momento, as defesas caem e as crianças podem adquirir qualquer infecção que pode comprometer as chances de cura. Nos pacientes submetidos ao transplante de medula óssea, em que o tratamento é muito mais agressivo, a necessidade de um quarto e banheiro só para o paciente é ainda maior.

Os benefícios também são notórios no fortalecimento dos laços familiares e comunitários, já que contempla ações que contribuem efetivamente para gerar condições para que as crianças e adolescentes sejam capazes de viverem juntos, de compartilharem, ouvirem e zelarem uns pelos outros nos âmbitos familiar, comunitário e social.

 

Sobre a Casa

A Casa Durval Paiva é uma entidade sem fins lucrativos, sustentada por doações e gestos de solidariedade da comunidade. Há 24 anos a instituição tem acolhido e dado o suporte psicossocial às crianças e a adolescentes que lutam pela vida.  O trabalho da Casa abrange mais que o suporte ao tratamento contra o câncer infantojuvenil e doenças hematológicas crônicas. Além da hospedagem, alimentação, mediação do atendimento médico hospitalar; encaminhamentos e transporte para exames e consultas e promoção do bem-estar com apoio multiprofissional, a Casa investe durante todo o ano na Campanha do Diagnóstico Precoce, bem como, na melhoria de vida das famílias assistidas.

 

Números do Projeto Vida

Visitas realizadas: 7.074

Casas reformadas: 136

Casas construídas: 96

Cestas Básicas: 7.456

Redes: 5.435

Filtros: 874

Colchões: 1.133

Kit utensílios: 6.584

Kit roupas: 7.613

 

Casa 97 - Macau

Paciente: Maykon Douglas Silva de Lima - 13 anos

Diagnóstico: Anemia Falciforme

Endereço: Comunidade Rural de Nova Descoberta

Financiador: RedeMAIS

Entrega: 19/12/2019

 

Casa 98 - Currais Novos

Paciente: Rafael Pereira de Morais - 16 anos

Diagnóstico: Rabdomiossarcoma

Endereço: Rua Riacho Bejuí, 18. Bairro: José Bezerra de Araújo

Financiador: RedeMAIS

Entrega: 20/12/2019

 

Casa 99 - Touros

Paciente: Welles Carla Teixeira da Silva - 16 anos

Diagnóstico: Linfoma

Endereço: Distrito de Cajueiro

Financiador: Voltália

Entrega: A definir

 

Casa 100 - Currais Novos

Paciente: Johana Raylla Araújo Barros - 10 anos

Diagnóstico: Osteossarcoma

Endereço: Rua Riacho Bejuí, 16. Bairro: José Bezerra de Araújo.

Financiador: Rotary Clube Natal Alecrim

Entrega: 20/12/2019

Notas relacionadas