No dicionário, doar significa “transferir gratuitamente a outra pessoa, de forma legal, um bem, quantia, imóvel ou vantagens, etc, que antes era de sua posse”. Contudo, doar é muito mais do que isso.

Doar, literalmente, nos faz sentir bem. O ato de doar contribui efetivamente com a transformação para o melhor da sociedade, das instituições e, principalmente, das pessoas. A doação pode ser com dinheiro, tempo, talento, roupa, brinquedo, comida ou o que você quiser. É um ato de desapego, renúncia, entrega e amor ao próximo.

Ao longo dos seus 29 anos de existência, a Casa Durval Paiva vem mostrando como essa pequena palavra conseguiu transformar a vida de milhares de famílias. Em 2020, através da sua equipe multidisciplinar, composta por assistente social, dentista, fisioterapeuta, psicóloga, nutricionista, terapeuta ocupacional, pedagoga, farmacêutica e setor de diagnóstico precoce, foram realizados mais de 12.500 atendimentos.

Aliado a isso, a instituição ofereceu aos seus acolhidos mais de 28 mil refeições e 4 mil hospedagens, com traslado para consultas, exames e cuidados médicos. Como forma de ajudar na nutrição dos pacientes e seus familiares, a Casa Durval Paiva distribuiu cerca de 2 mil cestas básicas completas. Tudo isso, graças às doações recebidas, financeiras ou não financeiras.

Em conjunto ao atendimento direto, prestado aos pacientes, a instituição também preza e pensa no futuro dos acompanhantes, através da realização de cursos profissionalizantes, por meio da Casa dos Ofícios, onde eles aprendem uma profissão e podem constituir uma fonte de renda para toda a família. Além disso, todos os acompanhantes têm direito a consultas com a equipe técnica, durante sua estadia na Casa Durval Paiva.

Como sua vertente de apoio social, a Casa Durval Paiva promove, há 25 anos, o Projeto Vida, que já garantiu acesso a uma habitação segura e saudável, para mais de 230 famílias, com a reforma ou construção de novas moradias. Contribuindo para a qualidade de vida de crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer e doenças hematológicas crônicas, bem como, para os seus familiares.

Em reconhecimento a esse trabalho prestado pela instituição e por sua transparência na gestão dos recursos e na demonstração de resultados, a CDP foi eleita a Melhor ONG do Nordeste, em 2017, e a Melhor ONG do Brasil, em 2018, pelo prêmio "Melhores ONGs" do Instituto DOAR. Em 2020, recebeu a importante Certificação Padrão Doar de Gestão e Transparência.

No processo de captação de recursos, por meio de editais, a instituição já foi contemplada com projetos aprovados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (CONSEC) e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Natal (COMDICA), Fundo da Infância e da Adolescência (FIA). Através do Programa Lei Djalma Maranhão de Incentivo à Cultura, garantiu recursos advindos do Banco do Brasil; pelo Programa Lei Câmara Cascudo, recursos do Instituto Neoenergia. Além disso, teve a contribuição de instituições como Fundação Abrinq, Volkswagen e Criança Esperança.