Passeio terapia, Arte e Educação

 

 

Patrícia Oliveira Araújo

Arte Educadora - Casa Durval Paiva

 

A Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva é uma instituição que atua no acolhimento e acompanhamento de crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas crônicas e seus familiares, em situação de vulnerabilidade social e econômica, durante e após o tratamento, buscando a cura, contribuindo para o resgate da cidadania, dignidade e a qualidade de vida dos mesmos.

Dentre os projetos existentes na instituição, opasseio terapia é um deles, foi criado com objetivode promover o acesso à cultura e ao lazer, promovendo articulação e interação com a realidade de vida dos pacientes e acompanhantes, aliando os temas propostos em sala de aula aos passeios.  O passeio terapia tem o intuito de despertar um novo conhecimento de mundo e um momento fora da rotina de tratamento às famílias assistidas.

Apesar de ter sido criado pelo setor pedagógico da instituição, outros setores também fazem uso da metodologia do projeto, como é o caso do setor de artes, o qual oferece capacitações na área de geração de emprego e renda às mães e acompanhantes da instituição, na Casa dos Ofícios - espaço dedicado a capacitação dessas mulheres no desenvolvimento de trabalhos artesanais, como também em cursos na área de costura, beleza e culinária.

Um exemplo de como o passeio terapia acontece no setor de artes, foi quando levamos as mães e acompanhantes ao Centro Turístico e à Associação dos Artesãos de Natal. Na oportunidade, elas tanto puderam aproveitar a atividade como um momento de lazer, como associar as aulas sobre Cultura Nordestina e Potiguar, entrando em contato com os mais diversos tipos de trabalhos artesanais, trazendo a bagagem cultural, como também, despertando mais criatividade para a produção de seus trabalhos.

Dessa forma, o passeio terapia proporciona uma quebra de rotina, viabilizando momentos de lazer, aprendizagem e arte às mães e acompanhantes.

Por Patrícia Oliveira Araújo

Artigos Relacionados