Cuidados paliativos em pacientes terminais oncológicos

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que "Cuidados Paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais".

Os cuidados paliativos englobam qualquer doença que ameace a vida, por ser progressiva ou incurável. Neste contexto, o cirurgião-dentista pode promover qualidade de vida, tanto do paciente, quanto dos familiares, por meio da prevenção e do alívio do sofrimento.

A atuação odontológica está inserida em um contexto multiprofissional, onde o profissional deve trabalhar com médicos, psicólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais. Por esse motivo, as intervenções devem ocorrer desde o início do processo da doença, inclusive concomitantemente ao tratamento oncológico.

É dever do cirurgião dentista possuir o conhecimento necessário para tratar um paciente com pouco tempo de vida, a fim de que ele possa estabelecer um plano de tratamento adequado para cada situação.

As principais manifestações bucais em um paciente oncológico em estágio terminal são: xerostomia, candidíase oral, disfagia, disgeusia, mucosite oral e dor orofacial.

O cirurgião-dentista atua principalmente nos cuidados de conforto, suporte e no gerenciamento de sintomas. Estão entre os principais procedimentos realizados: alívio das dores orofaciais; prevenção e tratamento dos focos infecciosos oportunistas; controle de quadros de sangramento bucal; readaptação e conserto de próteses dentárias, que podem estar frouxas ou defeituosas; prevenção e alívio nos efeitos da radioterapia e quimioterapia; controle da halitose e das alterações de saliva.

Na Casa Durval Paiva, os pacientes recebem assistência odontológica antes, durante e após o tratamento do câncer. No caso de pacientes que, infelizmente, sejam enquadrados em estágio terminal, são realizados todos os procedimentos paliativos possíveis, para garantir conforto e qualidade de vida ao paciente nesse estágio.

Por Anna Letícia Xavier de Lima Dentista - Casa Durval Paiva CRO/RN 5213

Artigos Relacionados