Teletrabalho em tempos de pandemia - a casa como local de trabalho

O ano de 2020 teve início com uma crise que vai entrar para a história – a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19). Ela impôs o isolamento social como a principal estratégia de prevenção, impactando a vida humana em todos os seus aspectos, dentre eles, a forma do trabalho, tendo grande destaque a difusão do teletrabalho ou home office. Diante da implantação urgente desse regime de trabalho, trabalhadores e gestores se viram desafiados a encontrar a medida adequada da distribuição e execução de metas e prazos que concorrem com o tempo do convívio familiar, tarefas domésticas e atividades escolares. A reflexão sobre o aprimoramento do regime de teletrabalho de forma a conciliar em harmonia a produtividade e a saúde mental dos trabalhadores será útil mesmo após o fim do isolamento, uma vez que as práticas remotas vão continuar caracterizando relações de trabalho daqui por diante.

No entanto, embora o teletrabalho seja uma modalidade bastante difundida no mundo do trabalho, principalmente pela popularização das tecnologias da informação e da comunicação em tempos de pandemia, ainda existem muitos desafios para sua adoção de forma satisfatória. Importante lembrar que o teletrabalho consiste em realizar as atividades em casa ou em um escritório mais próximo da residência, porém longe da organização para a qual se trabalha. Ou seja, consiste em levar o trabalho até o trabalhador, onde quer que ele esteja, ao invés de levar o trabalhador à um local específico. No caso atual, precisamos realizar o trabalho em nossas casas para evitar o deslocamento e o contato social. Como tudo na vida, o teletrabalho também apresenta vantagens e desvantagens.

Dentre as vantagens do teletrabalho em casa destacamos: maior tempo para trabalho e lazer, pois evita perda de tempo no deslocamento; maior flexibilidade de horários; menor preocupação com a forma de se vestir; maior proximidade com a família; para quem mora sozinho, menor distração; possibilidade de aumento de produtividade e ainda redução de gastos na organização, como aluguel, limpeza e conservação.

No que se refere aos principais desafios impostos para o trabalho em home office registra-se: o isolamento pode causar desmotivação e ser prejudicial ao seu estado psicológico; maior possibilidade de falhas na comunicação; excesso de trabalho, se não colocar limites; falta de local apropriado em casa; dificuldade de conciliar as atividades da casa e do trabalho; dificuldade da chefia em detectar problemas com os colaboradores.

Para nós que integramos a Gestão de TI da Casa Durval Paiva o uso da  tecnologia da informação como ferramenta de apoio ao teletrabalho deve partir do conhecimento e clareza acerca das suas  vantagens e desvantagens, buscando evitar os problemas que podem advir desse processo, de maneira a aproveitar seus pontos positivos, principalmente em tempos onde é necessário e fundamental o isolamento social.

Neste contexto, destacamos alguns pontos importantes. Em primeiro lugar, é essencial estabelecer um local para desenvolver o trabalho, que seja confortável e longe de distrações. Estabelecer um horário de trabalho adequado, para não se sobrecarregar e nem trabalhar menos que o necessário. Antes de começar, preocupar-se com a forma de vestir e com a postura, pois ficar de pijamas não auxilia à entrar no clima de trabalho. Fazer metas e objetivos diários e no final do dia fazer um balanço das atividades realizadas e dos resultados obtidos. Marcar reuniões online periódicas com a equipe para manter o canal de comunicação e também para motivação. É importante fazer pausas programadas para um café e para descontração.

Por fim, não podemos esquecer que além desses pontos, é fundamental entendermos que o trabalho em casa requer o mesmo empenho, dedicação e organização que o ambiente da empresa.

Por Fábio Ferreira Profissional de TI – Casa Durval Paiva

Artigos Relacionados