A importância da escola no diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

A família é a instituição social mais importante para o desenvolvimento do sujeito, sendo seguida pela escola. Com isso, observa-se que, em conjunto com a família, a escola exerce um papel importantíssimo na formação integral da identidade pessoal e social do aluno.

No processo de adoecimento do paciente com câncer, a participação da escola não é menos importante, pois, através do olhar sensível do professor, ele pode se tornar um agente multiplicador do diagnóstico precoce do câncer, antes, durante e após o tratamento.

No antes, sinalizando para a família possíveis sinais e sintomas, que persistam por mais de sete dias, em busca de uma investigação médica mais detalhada. Durante, mediante o afastamento do aluno, por orientação médica em razão do tratamento, quando trabalha em parceria com a classe hospitalar/domiciliar, contribuindo com o envio da declaração de matrícula, garantindo o vínculo escolar do paciente, e de atividades, como livros, avaliações e testes. Dessa forma, incluindo-o no processo educacional e resgatando a rotina escolar da vida anterior à doença, minimizando os prejuízos causados pelo afastamento.

Após o tratamento, a contribuição se dá, através da parceria firmada entre a família, a escola e a Classe Hospitalar/Domiciliar, que visam facilitar e acolher o aluno no processo de reinserção escolar, a fim de que a criança ou o adolescente seja visto como aluno capaz de ser reinserido e respeitado, dentro das suas individualidades.

Falar da escolarização do aluno com câncer, não se refere, unicamente, ao sentido tradicional da produção do conhecimento sistematizado, mas a escola como um lugar representativo da infância, sendo ela, parte integrante da vida do estudante. Especialmente, no processo de adoecimento, haja vista, que pode ajudá-lo a perceber-se mais incluso.

Por esse motivo, a Casa Durval Paiva vem desenvolvendo ações junto à profissionais de saúde e educação, a fim de desmistificar o estigma do câncer, junto a sociedade. Buscando trabalhar a importância do vínculo escolar para o paciente com câncer, em busca do diagnóstico precoce, pois isso representa o resgate de uma responsabilidade social de todos os envolvidos no atendimento, seja ele voltado para educação ou saúde, garantindo os direitos básicos de crianças e adolescentes em desenvolvimento social.

Por Sandra Fernandes da Costa - Coordenadora Pedagógica Casa Durval Paiva

Artigos Relacionados